Secretaria Especial de Comunicação
1,5 mil alunos de escolas municipais participam de competição de xadrez
Raciocinio lógico e muita concentração. É dessa maneia que 1.560 alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Final Municipal de Xadrez por equipe, que acontece hoje (27) e amanhã no ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Este é o último evento do campeonato, que começou em maio e é considerado a maior competição de xadrez escolar do país, envolvendo aproximadamente 6 mil estudantes paulistanos.
Entre os competidores, destaque para a aluna Cássia Thaís Batista de Oliveira, 11. Ela representa a EMEF Roquette Pinto e diz que o campeonato é um excelente treino para o Panamericano de Xadrez da Juventude, que será realizado em Minas Gerais, e também para o Mundial, em Dubai. Cássia já está classificada para as duas competições. "O xadrez desenvolveu muito o meu raciciocinio lógico e até melhorei minhas notas em matemática. Aqui tem muita gente boa competindo e com certeza está sendo mais um aprendizado para as minhas próximas competições", disse a estudante.
Os alunos da rede participaram de torneios organizados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade, divididos em equipes mistas e femininas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16.
Segundo a coordenadora do setor de xadrez da Secretaria Municipal de Educação, o jogo é muito bem recebido pelos alunos. "O xadrez foi iniciado nas escolas em 1994. Hoje a rede conta com mais de 50 mil alunos enxadristas, que participam de diversos campeonatos", disse Sandra Regina Roberto.
O secretário municipal de Educação, Cesar Callegari, também compareceu à abertura do torneio. Para ele, o xadrez é um dos esportes mais fascinantes que existe. "Não há vitoriosos, nem perdedores. São todos ganhadores. Isso porque todos jogadorss exercitam o seu raciocinio lógico, a concentração e a organização tática".
Fotos
Créditos João Luiz/Secom
Foto 1 - Mais de 1,5 mil alunos participam das competições de xadrez
Foto 2 - Ginásio do Pacaembu ficou lotado para o campeonato
Foto 3 - Aluna Cássia Thaís Batista de Oliveira, 11, é destaque da competição
Foto 4 - Xadrez ajuda a desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk