Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013 | Horário: 14:51
Compartilhe:

Corredor Norte-Sul ganha mais 10,4 km de faixas exclusivas para ônibus

O Corredor Norte-Sul ganhará nesta segunda-feira (5) mais 10,4 quilômetros de faixas exclusivas, em ambos os sentidos, entre o túnel do Anhangabaú até a Washington Luís, passando pela 23 de maio

O Corredor Norte-Sul ganhará mais 10,4 km de faixas exclusivas para ônibus a partir da próxima segunda-feira (5). O novo trecho de vias destinadas para aumentar a velocidade dos coletivos começa no Túnel do Anhangabaú até a avenida Washington Luiz, próximo a Roberto Marinho, passando pela 23 de maio, em ambos os sentidos.

Esse será o segundo trecho de operação de faixas exclusivas no Corredor Norte-Sul, somando 12,5 km na via. Na segunda-feira passada (29), foram implantados 2,1 km entre as ruas Paineiras do Campo e Carlos de Souza Nazaré.

A faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul funciona de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos da via, das 6h às 22h. No trecho da segunda etapa de operação, circulam 24 linhas de ônibus no sentido Centro, transportando 235.375 passageiros por dia e 22 linhas no sentido cairro, que beneficiam 234.985 pessoas diariamente. Nos 2,1 km da primeira fase que passa pelas avenidas Santos Dumont e Tiradentes, operam 26 linhas de ônibus, com aproximadamente 208,8 mil passageiros em um dia útil.

O Corredor Norte-Sul ainda receberá uma terceira etapa de implantação de faixas exclusivas, prevista para o dia 12 de agosto, nas avenidas Washington Luís, Interlagos, Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica.

A implantação de faixas exclusivas faz parte da operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans para dar mais velocidade aos coletivos, priorizar o transporte público e diminuir o tempo de viagem dos passageiros. Levantamento preliminar no trecho implantado na semana passada apontou que, no período da manhã, no sentido Centro, os coletivos que anteriormente circulavam entre 8 km/h até 14 km/h passaram a trafegar com velocidade média de 25 km/h.

”O Corredor Norte-Sul é vital para o transporte público e a faixa exclusiva vai proporcionar ganho importante na velocidade dos ônibus”, afirmou o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, no primeiro dia de operação da primeira etapa de faixas.

Trechos da 2ª etapa
Sentido NORTE (Centro)
- Av. Washington Luís, trecho entre Rua Laplace/Av. Jônia e Rua Vapabussu;
- Av. Washington Luís, trecho entre Praça Comandante Lineu Gomes e via de acesso ao Aeroporto de Congonhas;
- Av. Washington Luís, trecho entre 90 metros após a passarela (R. Renascença) e saída para a Avenida dos Bandeirantes;
- Av. Moreira Guimarães, trecho entre Av. Miruna e Av. Jandira;
- Av. Moreira Guimarães (pista lateral), Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Prof. Ascendino Reis, trecho entre Av. dos Jamaris e R. Estado de Israel;
- Av. 23 de Maio, entre R. Dr. Luís F. Sobrinho e R. Barão de Ijuí;
- Av. 23 de Maio, trecho entre Viaduto Jaceguai e 50 metros antes da R. Riachuelo;
- Túnel João Paulo II (Anhangabaú), entre Viaduto Dr. Eusébio Stevaux e Av. Prestes Maia.

Sentido SUL (Bairro)
- Av. 23 de Maio, entre Av. 9 de Julho e Viaduto Engº Antônio de Carvalho Aguiar;
- Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Moreira Guimarães (pista lateral), entre R. Ipê e Av. dos Jamaris;
- Av. Moreira Guimarães, entre Av. Jandira e Av. Moaci;
- Av. Washington Luís, entre Av. Miruna e 150 metros após Rua Renascença;
- Av. Washington Luís, entre R. Tamoios e R. Laplace/Av. Jônia.

Balanço
Contando com o trecho de 10,4 km de faixas exclusivas que iniciará a operação no Corredor Norte-Sul na segunda (5), a atual gestão atingirá o número 100,5 km de vias destinadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo, desde janeiro deste ano.

Além do Corredor Norte-Sul, com avenidas como a Washington Luiz, Tiradentes, Santos Dummont e 23 de Maio beneficiadas, a atual gestão implantou faixas para ônibus em outras grandes vias, como as marginais Tietê e Pinheiros e a Paulista.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 150 km de faixas exclusivas e 150 km de corredores de ônibus em quatro anos. Com aporte financeiro da Prefeitura, a expectativa é entregar 220 km de faixas até o fim deste ano. Na última quarta (31), a presidenta Dilma Rousseff anunciou investimentos de R$ 8 bilhões na Capital, para obras de drenagem, recuperação de mananciais e mobilidade urbana, que incluem a construção de 99 km de corredores de ônibus. Atualmente, existem 212,25 km de faixas exclusivas de ônibus à direita.

Fiscalização e Trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

No primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada somente depois da deflagração de todas as etapas relativas à implantação da faixa exclusiva à direita no Corredor Norte/Sul.

Para sinalizar esta segunda etapa, foram usadas 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura relativa à adequação da sinalização horizontal.

Junto com a deflagração da nova extensão da faixa exclusiva, a CET implantará sentido único de circulação em um quarteirão das ruas Barão de Suruí, Otávio Tarquínio de Souza e Visconde de Aguiar Toledo, entre a Washington Luís e a Baronesa de Bela Vista. Nas ruas Barão de Suruí e Visconde de Aguiar Toledo, a circulação será da Washington Luís para a Baronesa de Bela Vista. Na Rua Otávio Tarquínio de Souza, será no sentido inverso.
 

collections
Galeria de imagens