Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura propõe termo de acordo e formação de grupo de trabalho aos moradores do Moinho
A Prefeitura apresentou em reunião com lideranças da Comunidade do Moinho, no Centro, um termo de acordo que propõe a adoção de medidas emergenciais do Poder Público no local, como intervenções na iluminação pública, fornecimento de água e sistema de coleta de esgoto. O documento sugere, ainda, medidas de médio e longo prazo, que envolvem decisões judiciais e do Ministério Público, que irão regulamentar e apresentar a situação da área para encaminhamento.
Ainda foi proposto a liderança que indique seis nomes para a formação de um Grupo de Trabalho (GT), que ainda será composto por integrantes da Prefeitura, para estudar medidas para uma solução definitiva para as famílias da área.
O encontro, realizado na tarde de segunda-feira (5) no próprio local da ocupação, contou com equipes das secretarias municipais da Habitação, Relações Governamentais e da Subprefeitura Sé.
Os moradores da Comunidade do Moinho informarão os integrantes para o Grupo de Trabalho até a próxima segunda-feira (12) e poderão, também, trazer sugestões para o termo de acordo proposto e fazer assinatura do documento.
Em entrevista ontem no programa de webtv Contraponto, parceria entre blogueiros e o Sindicato dos Bancários, o prefeito Fernando Haddad mostrou a preocupação da Prefeitura em tentar manter os moradores das ocupações próximos ou no local em que residem atualmente.
”Na favela do Moinho, exemplo, nós estamos em negociação. Há quem diga que entre trilhos não é possível moradia, mas me comprometi com aquela comunidade em campanha. Então há terrenos no entorno que podem receber o programa habitacional, e aí a pessoa sai da favela e não vai para o bolsa aluguel e não sai, não vai para longe”, afirmou Haddad. “Nós temos o compromisso em manter as pessoas morando onde elas querem morar”, concluiu.
Nesta terça-feira (6), técnicos da Subprefeitura Sé e de uma empreiteira foram até a comunidade para seguir a avaliação da melhor forma para a derrubada de um muro construído na área em 2011. Os moradores fizeram um protesto contra a intervenção no último final de semana, derrubando somente parte da construção.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk