Secretaria Especial de Comunicação
Parcerias com creches conveniadas serão ampliadas com controle de qualidade
O prefeito Fernando Haddad participou na manhã desta quarta-feira (14) do Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município, na Câmara Municipal. Ao lado do secretário César Callegari, o prefeito afirmou que, além da construção de novos Centros de Educação Infantil (CEI) para a rede própria, a cidade ampliará as parcerias na rede conveniada para superar o déficit de vagas em creches.
Apesar das dificuldades para a obtenção e desapropriação de terrenos para a construção de creches, segundo o prefeito, o objetivo é criar 16 mil vagas adicionais até o fim deste ano. A idéia é ampliar em até 150 mil novas vagas até 2016. Além de 172 novas creches com investimentos do Governo Federal, outras 71 unidades estão previstas em parceria com o Governo do Estado.
”Nós não conseguiremos zerar o déficit se nós não tomarmos duas medidas. Primeiro, ampliar a rede própria com parcerias com o Governo do Estado e o Ministério da Educação. Em segundo, ampliando os convênios também”, afirmou o prefeito. “A rede conveniada presta um excepcional serviço para a cidade, porque consegue atender um número de crianças que a Rede Municipal não teria condição de atender. São parceiros de primeira hora, que nos permite ampliar o atendimento”, comentou.
O prefeito afirmou que a ampliação das parcerias não será feita sem preservar a qualidade das instituições e dos serviços prestados. “Existem boas instituições que vão receber apoio para expandir suas atividades e aquelas que não estiverem cumprindo com as diretrizes da Secretaria, vamos descredenciar, até porque é nossa obrigação”, disse.
“Nós temos consciência do déficit histórico que herdamos e a absoluta consciência do nosso compromisso e nosso desafio de fazer com esse direito das crianças de São Paulo seja garantido”, afirmou o secretário Callegari.
Universidade Aberta
Durante o encontro com as entidades conveniadas, o prefeito Fernando Haddad afirmou ainda que neste segundo semestre serão iniciados cursos de pós-graduação lato senso em pólos da Universidade Aberta, que serão instalados nos Centros Educacionais Unificados (CEU). A idéia é que, no próximo ano, os pólos ofereceram ainda cursos de pós-graduação strictu senso e até graduação superior.
Segundo Haddad, até o fim deste mês 18 pólos estarão credenciados. A meta é que 31 CEUs estejam credenciados até 2016. Instituições como a Unesp e Unifesp estão em estágio avançado para oferecer cursos, mas a Prefeitura também mantém contato com universidades de fora do estado. Os módulos serão por Educação à Distância.
"Queremos levar a graduação para os CEUS também, porque muitos professores, sobretudo da rede conveniada, não têm diploma de curso superior. Então, nós queremos oferecer para esses professores a oportunidade de poder freqüentar o CEU e obter um diploma de universidade pública”, disse o prefeito.
Plano de Educação
O prefeito Haddad também garantiu que o novo plano municipal da Educação, que será apresentado em detalhes nesta quinta-feira (15) e colocado para apreciação da sociedade na sequência, terá como eixo central o empoderamento do professor e da escola, além do resgate dos valores.
"O item mais central do nosso plano de Educação é o empoderamento da escola. É a questão da sala de aula, do resgate de boas coisas da velha escola com as boas coisas da nova escola”, afirmou Haddad. “O foco é colocar na aprendizagem toda a força, na autoridade do professor, no resgate de valores importantes para a escola e conceber a unidade de ensino como um local onde você tenha o compromisso com a Educação”, disse.
Primeira infância
Durante o evento, o prefeito também anunciou que a primeira-dama do município, Ana Estela Haddad, lançará no próximo dia 30 de agosto um programa social voltado à primeira infância, chamado São Paulo Carinhosa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk