Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 27 de Agosto de 2013 | Horário: 12:39
Compartilhe:

135 km de faixas exclusivas foram implementadas este ano na cidade

Meta é atingir 220 km até o final de 2013. Nesta segunda-feira (26), foram inaugurados 6,76 km, parte deles no Eixo Norte-Sul

A Prefeitura já instalou 135,32 km de novas faixas exclusivas para ônibus na capital desde janeiro. Desse total, 2,6 km correspondem às faixas exclusivas à esquerda e 132,72 km são de faixas exclusivas à direita. A iniciativa faz parte da ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público. Até o final do ano, mais 85 km devem ser implementados para o alcance da meta de 220 km.

Nesta segunda-feira (26), foram inaugurados 6,76 km de faixas exclusivas, sendo 1,25 km referente à quarta e última etapa do Eixo Norte-Sul, na avenida Senador Teotônio Vilela. Foram também contemplados trechos das avenidas Sargento Geraldo Santana, Nova Cantareira, Tucuruvi, Sezefredo Fagundes, Água Fria e das ruas Domingos Calheiros, Monte D’Ouro, Maria Cândida, Olavo Egídio, do Lavapés e da Independência.

Além do Corredor Norte-Sul, que compreende outras grandes vias como as avenidas Washington Luís e Interlagos, a Prefeitura implementou faixas para ônibus em outros importantes trechos da cidade, como as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida Paulista.

Melhora do fluxo
Segundo estudo preliminar de velocidade elaborado pela CET, os resultados positivos decorrentes da implantação das faixas exclusivas já podem ser observados. A velocidade dos ônibus no Corredor Norte-Sul aumentou até 58,8% no sentido Centro, no pico da manhã, saltando de 15,16 km/h para 24,08 km/h. No sentido bairro, a velocidade média dos coletivos aumentou 30%, saindo de 17,32 km/h para 22,52 km/h. A maior rapidez beneficia mais de 460 mil passageiros por dia.

Fiscalização e Trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

 

collections
Galeria de imagens