Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013 | Horário: 16:55
Compartilhe:

Conselho da Região Metropolitana se reúne para criar gabinete de Gestão em Segurança Pública

Em encontro na manhã desta segunda-feira (16) municípios da Grande São Paulo discutiram ainda a criação de câmaras temáticas de meio ambiente, saneamento, educação e mobilidade urbana.

O prefeito Fernando Haddad presidiu nesta segunda-feira (16) a 7ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada no município de São Bernardo do Campo. O encontro marcou a criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), que irá articular os municípios da região para ações na área de combate e prevenção da criminalidade.

“É uma tentativa de articular as políticas públicas de segurança urbana na metrópole. É um tema difícil, cada vez mais complexo. O governo do estado depende também de ações complementares dos prefeitos e nós estamos dispostos a colaborar”, afirmou Haddad, que desde abril de 2013 ocupa a presidência do Conselho da Região Metropolitana.

Além dos 39 municípios da RMSP, o gabinete integra membros das polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil. “As principais armas da segurança pública são a informação e a inteligência. Vamos identificar os problemas e traçar estratégias para combater a criminalidade”, explicou Antonio Carlos da Ponte, secretário estadual adjunto de Segurança Pública e coordenador dos trabalhos do novo gabinete. Na reunião, esteve também presente o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Viera.

Nesta manhã, o conselho de prefeitos debateu ainda o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana e a instalação de câmaras temáticas de meio ambiente, saneamento, educação, mobilidade urbana e de elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de São Paulo.

Conselho
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo é composto por 58 integrantes (17 do Estado, 2 da Assembleia Legislativa e 39 dos municípios). É composto pelos municípios de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

FOTOS
Crédito: Heloisa Ballarini/ SECOM.

FOTO 1 - Prefeitos reúnem-se em São Bernardo do Campo

FOTO 2 - Haddad preside reunião do Conselho da Região Metropolitana de São Paulo

FOTO 3 - Encontro marcou a criação do Gabinete de Gestão da Segurança Pública

FOTO 4 - Haddad debate com prefeitos a criação de câmaras temáticas

FOTO 5 - Conselho abordou ainda o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

collections
Galeria de imagens