Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 29 de Outubro de 2013 | Horário: 17:13
Compartilhe:

São Paulo Carinhosa promove palestra sobre Pesquisa Nacional de Saúde Escolar

Ministério da Saúde apresentou pesquisa feita com jovens de 10 a 19 anos, questionados sobre os principais problemas voltados a adolescência

Nesta terça-feira (29), a primeira-dama e coordenadora da Política Municipal para o desenvolvimento da Primeira Infância (São Paulo Carinhosa), Ana Estela Haddad, promoveu uma palestra com a diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde, do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura, onde foi apresentada a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2012, feita com jovens de 10 a 19 anos questionados sobre os principais problemas voltados à adolescência.

“Nós estamos com o desafio de ampliar a implementação do programa Saúde na Escola também, então esta é uma oportunidade para olharmos essas informações”, afirmou Ana Estela Haddad. “Aqui nós temos o esforço de olharmos juntos, questionarmos juntos e termos cada vez mais uma oportunidade de troca”.

Trata-se de uma pesquisa realizada em um convênio do Ministério da Saúde com o IBGE e apoio do Ministério da Educação. A pesquisa coletou dados para o conjunto do país, grandes regiões e das capitais, utilizando jovens matriculados no 9º ano das redes pública e particular, com um olhar comparativo entre o município de São Paulo, a Região Metropolitana e o Brasil.

Deborah falou sobre dados resultados da pesquisa feita diretamente pelos jovens por meio de questões relacionadas a obesidade, violência, álcool, tabagismo, drogas e conhecimentos sobre saúde sexual, nesta fase da vida que tem características próprias, marcada pela passagem da infância para a idade adulta.

“Esta é uma grande oportunidade para que pudéssemos levar esses dados para os técnicos da Prefeitura e induzir políticas públicas. Eu acredito que a gente só consiga avançar nesta questão se conseguirmos trabalhar de forma integrada”, afirmou Deborah Carvalho Malta.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), no mundo mais de 100 países já fazem monitoramento da saúde dos estudantes, ajudando na modificação de currículos e estruturando programas de saúde voltados para a faixa etária dos adolescentes.

FOTOS
Crédito: Heloisa Ballarini / SECOM

Foto 1 - Ana Estela promoveupalestra com Deborah Carvalho Malta

Foto 2 - A primeira dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa destacou a importância deste encontro para o desenvolvimento de políticas públicas

Foto 3 - Deborah apresentou a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2012

 

collections
Galeria de imagens