Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Real Parque/Povo Pankararu
A Comunidade do povo Pankararu está no contexto urbano, no Real Parque, zona sul do município, a cerca de 13,9 km do centro histórico de São Paulo.
Clarice e Ivone, respectivas conselheiras (titular e suplente), representantes da sociedade civil do povo Pankararu nos receberam com outras lideranças e relataram a dificuldade do diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também a necessidade de regularização da documentação da associação.
A Associação Indígenas SOS Comunidade Pankararu, que existe desde a década de 90, apresenta dificuldade com documentação, dívidas e também tem a necessidade de orientação quanto aos caminhos para concorrerem a editais de chamamento público.
Há cerca de 500 pessoas Pankararus no complexo habitacional e uma UBS – a Real Parque I - com parte da equipe atendendo a comunidade indígena.
No entanto, se queixaram da falta de diálogo entre os profissionais e a administração da unidade básica de saúde, para que possam respeitar o saber ancestral de cuidado que a comunidade pratica, ou seja, não há a integração da cultura indígena no plano de atendimento à comunidade.
Relatam ainda que o médico que tinha vínculo e respeitava as práticas ancestrais de cuidado do povo originário foi demitido e, desde então, a qualidade do atendimento vem decaindo. Ainda que formalizada tal queixa, seguem sem retorno satisfatório por parte da SMS.
Pedem apoio na articulação com a SMS, uma vez que está em processo de implementação a UBS (Unidade de Saúde Básica) Real Parque ll e seguem preocupados sobre como se dará o acompanhamento da comunidade respeitando as práticas ancestrais do povo originário.