Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Sapopemba/Povo Pankararu

Lideranças: Kilvane, Rita, Luzinete, Simone, Elton, Walter, Juana, Adalton, Antonio, Dina Cardoso, Raíza Rodrigo, Fábio, Maria Antoniela, Maria, Geni da Silva, Leila, Camila, Debora, Maria Ana, Flávia

 
A comunidade Pankararu, localizada em Sapopemba, situa-se no bairro Jardim Adutora, a cerca de 18,6 Km da SMDHC.
Estavam presentes na reunião 21 representantes da comunidade, entre crianças, jovens e idosos. Discorreram sobre a dificuldade em regularizar a Associação por conta de dívidas e necessidade de atualização da documentação da OSC. A falta de recursos financeiros é o obstáculo principal para esta regularização.

Também apresentaram demanda de acesso às políticas públicas, recuperando a articulação da Coordenação de Povos Indígenas com a Ouvidoria de Direitos Humanos para envio de Ofício que culminou no atendimento pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualização do Cadastro Único, (CadÚnico) da comunidade. Tal dificuldade se apresenta também no atendimento à saúde.

Recentemente, houve uma articualção para que as cestas básicas do Programa Cidade Solidária fossem entregues para a comunidade, que precisa de mais apoio nessa situação de vulnerabilidade.

A comunidade conta com a venda de artesanato para a valorização de sua cultura e geração de renda. Foi solicitada mais divulgação de locais que possam receber os artesanatos para venda, da mesma forma, a divulgação de editais que possibilitem a exposição dos artesanatos.

Possuem dificuldades na sistematização da escrita do projeto, solicitando apoio sobre como submeter projetos para as Secretarias de Cultura (SMC) e educação (SME), por exemplo, com a finalidade de impulsionar as exposições e vendas de artesanatos feitas por eles/as, e também a realização de palestras sobre a própria cultura.