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O autódromo José Carlos Pace – Interlagos, palco das grandes corridas e da famosa curva do ‘S’ do Senna

Há mais 83 anos era realizada com grande entusiasmo a inauguração de um dos principais circuitos de automobilismo da América Latina. O Autódromo José Carlos Pace, conhecido no mundo todo como Autódromo de Interlagos, revelava ao público as suas curvas sinuosas no dia 12 de maio de 1940.

Como tudo começou


Inicialmente, Interlagos tinha sido planejado para ser uma cidade-satélite onde, além de um autódromo, teria infraestrutura como residências, conjuntos comerciais, hotel, igreja e outros estabelecimentos.


O primeiro projeto começou a ser desenhado em meados da década de 1920 pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, que possuía um plano imobiliário para a região sul da capital paulista.


Com participação de Alfred Agache, o urbanista francês sugeriu batizar a área de “Interlagos”, pela semelhança com a região suíça de Interlaken – que significa “entre lagos” –, pois fica entre duas represas paulistanas, Billings e Guarapiranga.


Principais eventos
Atualmente, o Autódromo é palco de competições de porte nacional e internacional, além de provas de motociclismo, outros esportes a motor e eventos diversos como lançamentos de veículos, festas corporativas e mais atividades na agenda.


Da Fórmula Vee, passando pela Stock Car até as máquinas de Fórmula 1, a pista paulistana também possui etapas de motovelocidade como a Super Bike ou de pesos-pesados como os caminhões da Fórmula Truck.


Nos demais espaços de áreas abertas ou dos gramados entre as curvas, acontecem festivais de música como o Lollapalooza e o inédito The Town, promovido pelos mesmos organizadores do Rock In Rio. Além disso, vários outros eventos completam o calendário cheio do equipamento, com movimento o ano todo.


Mudanças de traçado
A pista original do Autódromo tinha 7.960 metros de extensão, e diminuiu para 7.873 metros em 1979, quando foram feitas reformas para voltar a receber a Fórmula 1. Mas foi após uma grande intervenção realizada no final da década de 1980 que o traçado passou a ter 4.325 metros, de acordo com as novas exigências da organização da categoria.


O circuito teve que se adaptar, como parte de um processo de modernização que também favoreceu a segurança e esportividade de outras provas nacionais. Todos os pilotos elogiam bastante o traçado, por ser desafiante e propiciar um grande espetáculo ao público.


A partir dos anos 2000, após outros ajustes e melhorias frequentes em todos os espaços e também na pista, o circuito oficial ficou com os atuais 4.309 metros de extensão.


Kartódromo Ayrton Senna – O berço do automobilismo
Doze curvas, 1.150 metros de extensão e mais de meia década de existência. Este é o Kartódromo de Interlagos, uma das primeiras pistas dedicadas à modalidade, inaugurada em 1970 e que passou por melhorias para reabertura em 2015.


A pista do kartódromo serviu de aprendizado para os principais pilotos brasileiros, como Ayrton Senna. Muitos pilotos que ainda correm na atualidade treinam kart para se manter em forma. Berço do automobilismo, o equipamento foi rebatizado em 1996 de Kartódromo Ayrton Senna em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1.

Pista de arrancada
O “Retão” – pista auxiliar que faz parte do circuito antigo do Autódromo de Interlagos –, também possui uma recente estrutura que, além dos cursos ministrados por escolas de pilotagem, possibilita disputas de provas de arrancada.
Um trecho com 500 metros de extensão possui equipamentos que garantem mais segurança para esse tipo de atividade, com guard rails dos dois lados da pista, grade de proteção lateral, pintura e sinalização do asfalto.


A pista permite a realização de provas com dois carros emparelhados, que disputam a arrancada lado a lado de forma segura para pilotos e público. Além disso, evita-se os chamados “rachas de rua”, perigosos porque acontecem em vias públicas e colocam em risco a vida das pessoas.

Visite o site do Autódromo de Interlagos:
https://autodromodeinterlagos.com.br/