Guarda Civil
Delegacia Eletrônica na GCM
A Guarda Civil Metropolitana, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, passa a registrar boletins de ocorrência pela Internet, em conjunto com a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
O projeto será testado na Inspetoria do Parque Ibirapuera, localizada no interior do Parque. As ocorrências serão registradas no próprio local, exceto as de maior gravidade, que serão encaminhadas ao Distrito Policial da região.
No site da Delegacia Eletrônica, na Inspetoria da GCM será possível elaborar Boletins de Ocorrência Eletrônicos sobre:
Ameaça; injúria; calúnia; difamação; acidente de trânsito sem vítima; furto de veículo; desaparecimento de pessoas; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placas de veículos e encontro de pessoas desaparecidas.
Em outros tipos de ocorrências, como roubo, a GCM poderá auxiliar os usuários do parque, encaminhando ao Distrito Policial da região. Além disso, na Inspetoria do parque será possível fazer denûncias sobre: comércio ambulante ilegal; depredação; vandalismo, perturbação de sossego e uso indevido do espaço público e práticas de atos obscenos.
A GCM também orienta sobre os serviços oferecidos no parque e usuários com cães por conta de focinheiras e guia. Na unidade também possui uma sala de Mediação de Conflitos, onde os agentes orientam sobre o serviço.
Após o teste no Parque Ibirapuera, o Registro Eletrônico de Ocorrências será estendido para as demais 36 Unidades Operacionais da GCM, assim como para as 40 Bases Comunitárias Móveis e Fixas, que serão equipadas com computadores portáveis com acesso à internet.