O fato de estar localizado entre a região central e a saída para o Porto de Santos, através do Caminho do Mar favoreceu o desenvolvimento industrial do Ipiranga. As principais indústrias começam a se instalar ao longo das vias férreas. Na direção sudeste da cidade estabelecem-se pelo Brás, Pari, Mooca, Ipiranga, São Caetano e Santo André, acompanhando a Santos- Jundiaí (Estrada de Ferro São Paulo Railway). A estrada de ferro foi construída aproveitando os fundos de vale, onde os custos de terreno eram mais baixos, e concluídos em 1867. Posteriormente a região foi favorecida com a construção da pista ascendente da Via Anchieta, que foi inaugurada oficialmente em 22 de abril de 1947. Em 1953 é inaugurada a segunda pista da Anchieta contribuindo para o crescimento do bairro pois muitas empresas instalaram-se na região devido a facilidade que tinham para escoar sua produção para o Porto de Santos.
Embora date de 1890 a instalação da primeira indústria na região, e muitas outras tenham se instalado até 1925, é no segundo quartel deste século que se inicia o grande desenvolvimento do parque industrial, notadamente a partir de 1935. Com o surto algodoeiro, a cultura canavieira e os novos cultivos que vieram a surgir, expandem-se as vias de comunicação com área produtiva do interior do estado, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná. O binômio São Paulo - Santos, mais do que nunca, passa a comandar toda uma região brasileira. São dessa época indústrias tradicionais como a Artex, a General Motors, a Siderúrgica Aliperti, a Swift Armour, a Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga, impulsionadas principalmente pela existência da via férrea.
No inicio do século XX, o bairro até então isolado e pouco habitado, passou por um processo de ocupação industrial através das olarias. Em 1905 já existiam 19 fábricas empregando quase 7 mil operários.
Em 1907 chegou a Linhas Correntes, mesmo ano em que foi inaugurado o bonde elétrico na capital.
Em 1950, o então chamado "Bairro Operário" desponta como um dos mais industrializados da cidade. A partir desta década, instalam-se as primeiras grandes montadoras, tais como a Ford, a Volksvagen e a Vemag, entre a Rua do Manifesto e a estação ferroviária.