Juventude
Don@ do Meu Trampo
É de domínio público que, embora os negócios tanto grandes quanto pequenos ou médios ainda sejam regidos por homens em sua grande maioria, esse cenário vem se transformando ao longo dos anos, sobretudo no período da pandemia do COVID-19. Muitas mulheres, ainda que por necessidade, adentraram na vida do empreendedorismo. Em virtude desse aumento no número de mulheres empreendedoras, a criação do Programa Don@ do Meu Trampo, por meio de uma parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da sua Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com o Instituto Besouro, tornou-se imprescindível, visto que existe um público empreendedor feminino em ascensão que era, até esse momento, desassistido. O projeto está sendo viabilizado por meio de uma emenda parlamentar destinada pela Vereadora Cris Monteiro.
O Programa Don@ do Meu Trampo promoverá uma capacitação de jovens mulheres, de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social que residam em comunidades e regiões periféricas na cidade de São Paulo. Assim como já mencionado, além do aumento na renda e da inserção no mercado de trabalho, salienta-se que, por meio dessa qualificação e do suporte fornecido, essas mulheres poderão explorar também o seu lado criativo e protagonista, possibilitando ganhos pessoais às alunas, visto que o programa visa empoderar e melhorar a autoestima dessas jovens. Os objetivos socioeconômicos e pessoais, portanto, estão diretamente vinculados e serão contemplados ao longo das aulas e do acompanhamento posterior, demonstrando que essas transformações individuais podem e devem ser executadas juntamente. Por fim, destaca-se que a conquista pessoal dessas jovens mulheres também é uma vitória imensurável à sociedade, visto que, por meio dos seus negócios, elas contribuem para a economia, sobretudo na diversificação das comunidades em que estão inseridas.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania tem como missão articular e coordenar políticas públicas municipais de forma transversal e interseccional com respeito à diversidade, por meio da promoção e defesa de direitos, em benefício da população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, a Coordenação de Políticas para a Juventude atua no Programa para assegurar às jovens participantes o acesso à cidadania, à cidade e aos direitos humanos. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa vai executar o programa que auxiliará essas mulheres no desenvolvimento das habilidades empreendedoras e na capacitação tanto para abrir quanto para estruturar os seus próprios negócios. É consabido que o Instituto, executor do programa, ao longo dos 17 anos de atividade, construiu uma ampla rede nacional e internacional de parceiros que, assim como o Instituto, nutrem uma aspiração social em comum no que diz respeito a criação de negócios inovadores por indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Tendo em vista essa repercussão e os resultados positivos obtidos ao longo dos anos, atribui-se a grande parte desse sucesso a metodologia By Necessity cujo pilar central é o incentivo à criação de negócios com base na necessidade imediata e nos conhecimentos empíricos do aluno. Dessa forma, assim como nos demais programas do Instituto, a capacitação das jovens mulheres no Programa Don@ do Meu Trampo seguirá a metodologia By Necessity, desenvolvendo-se em cinco dias de aulas presenciais e 90 dias de acompanhamento remoto para que as alunas possam criar, desenvolver e colocar em prática suas ideias de negócios. Nesse período de consultoria, as jovens empreendedoras serão asseguradas acerca da importância na melhoria da gestão e do desenvolvimento desses novos negócios que se tornarão suas fontes de renda e autonomia.
O programa contemplou as seguintes comunidades:
- Subprefeitura de Cidade Tiradentes: Aulas realizadas de 14 a 18/03, para uma turma de 25 jovens mulheres. Subprefeitura Ipiranga / Heliópolis: Aulas realizadas de 09 a 13/05, para uma turma para 25 jovens mulheres.
Vila Nova Cachoeirinha - CCJ: Aulas realizadas de 30/05 a 03/06, para uma turma de 25 jovens mulheres.
Cidade Ademar: Aulas realizadas de 20 a 24/06, para uma turma de 40 jovens mulheres."