Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Difusão de Projetos em Educação Ambiental

UMAPAZ na cidade

Programas e Projetos

cabeçalho
     
  
 

Quem somos

A Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental – DDPEA, planeja, elabora e coordena atividades e projetos socioambientais articulados às políticas públicas, fomentando e incentivando a criação de redes de participação socioambiental. As atividades realizadas pela divisão visam a formação de multiplicadores para a disseminação de práticas sustentáveis em parques municipais e outros equipamentos e espaços públicos, incentivando a participação de atores formais e não formais no desenvolvimento de ações sobre temáticas socioambientais no Município.
Estas ações são executadas por meio da elaboração de projetos estruturados dentro de cinco programas, clique no logo de cada programa e conheça!

Os programas acima seguem sete princípios norteadores:

 Articular, fomentar e incentivar a formação de redes de ação locais (art. 42, II do Decreto nº 58.625/19);

• Incentivar a autonomia dos participantes formais e não formais (art. 42, V do Decreto nº 58.625/19);

• Formar multiplicadores de projetos socioambientais (art. 42, III do Decreto nº 58.625/19);

• Priorizar estratégias pedagógicas participativas, de sensibilização e do livre percurso de aprendizagem (art. 38, V do Decreto nº 58.625/19);

• Promover a difusão de intercâmbio de informações e experiências vinculadas à educação ambiental (art. 38, XII do Decreto nº 58.625/19);

• Fortalecer e estimular políticas públicas identificadas de demandas comunitárias e institucionais, locais e municipais (art. 42, IV do Decreto nº 58.625/19);

• Atuar em parceria com outras instâncias públicas e privadas nos programas e projetos de educação ambiental (art. 42, VI do Decreto nº 58.625/19);

NOSSA EQUIPE

Diretor

Hugo Viana da Silva – hugoviana@prefeitura.sp.gov.br 

Gestor, com experiência desde 2018 em projetos socioassistenciais, de empregabilidade e culturais, voltados para comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Liderou diversos projetos que fortaleceram parcerias entre Organizações da Sociedade Civil e o Poder Público, com destaque para a capacitação e reinserção de mais de 2.000 pessoas no mercado de trabalho em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura, Instituto SENAI, SEBRAE e o Centro Paula Souza.  Servidor da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente desde 2022, atuou na Coordenação de Gestão dos Colegiados, como operador do Cadastro Único das Entidades Parceiras do Terceiro Setor e articulador das Organizações da Sociedade Civil junto à secretaria. Atualmente, é Diretor na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA).  Formado em Comunicação em 2020, possui cursos relacionados ao Empreendedorismo, Gestão e Gestão de Pessoal. Com cinco anos de experiência em assessoria a Organizações comprometidas com o trabalho comunitário, atou em cerca de 11 comunidades na cidade de São Paulo, promovendo atividades assistenciais que impactaram diretamente a população local. 

Educadores


André Luiz Moura de Alcantara

Sociólogo graduado na FFLCH-USP, em Ciências Sociais, com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP. Atua como educador ambiental na SVMA desde 1993 e, atualmente, trabalha na UMAPAZ onde atua desde 2005, com formação de multiplicadores em educação ambiental, projetos institucionais, comissões intersecretariais e demandas sociais. Na Umapaz ministra o curso Educação Ambiental e Elaboração de Projetos. É docente e co-responsável pela coordenação do módulo Saberes Originários e Ancestrais do Território do Curso de Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade promovido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Andréa Focesi Pelliccioni

Analista de Meio Ambiente na Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental, professora universitária em cursos de graduação, bem como professora convidada em cursos de atualização e especialização nas áreas da saúde e meio ambiente. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde. Na UMAPAZ ministra o curso Educação Ambiental e Elaboração de Projetos. É  docente e co-responsável pela coordenação do módulo Atuação e Participação Socioambiental do Curso de Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade promovido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outras atividades. 

Bruno Rocha da Silva - brunorocha@prefeitura.sp.gov.br 

Ambientalista, graduado em ciências biológicas, meliponicultor, certificado pela USP em meliponicultura e ciência cidadã e pela EMBRAPA na criação de abelhas sem ferrão. Desde 2022, atua com educação ambiental na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, na Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU) e atualmente está na UMAPAZ na Divisão de Projetos em Educação Ambiental, atuando como coordenador da Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP) (UMAPAZ) da SVMA/PMSP. 

 

José Francisco Armelin - jfarmelin@prefeitura.sp.gov.br

Formado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA/Amparo. 
Ingressou na Prefeitura Municipal de São Paulo no ano de 2011 pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, atuou na Divisão de Gestão Descentralizada - DGD Norte I ,II e Centro Oeste II, entre 2011 a 2017 como Coordenado de Educação Ambiental, integrou o quadro de professores da Escola Municipal de Jardinagem - EMJ, entre 2018-2022. Atualmente integra a Equipe de Educadores Ambientais da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental - DDPEA e na coordenação nos trabalhos da Escola de Agroecologia de Parelheiros/CEA-UMAPAZ. 

Lilian de Jesus Andrade

Especializada em Educação Ambiental – ABED (2005), Cosmetóloga, graduada pela Universidade Paulista. Iniciou seus trabalhos na UMAPAZ, em julho/2023, hoje atua como educadora ambiental, desempenhando suas funções na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA). 

Luís Henrique Marinho Meira

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Meio Ambiente. Atuou junto a comunidades indígenas do Estado da Bahia entre os anos de 2001 e 2002. Em 2003 assumiu o cargo de Analista de Desenvolvimento Agrário junto ao Incra/SP cargo que ocupou até outubro de 2009. Foi consultor de viveiros florestais entre 2009 e 2010 quando inicia sua carreira de Analista de Meio Ambiente na Prefeitura de São Paulo. Participou da construção da 1a Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da cidade que avalizou a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que presidiu em duas gestões consecutivas entre os anos de 2015 a 2020. 

Messias Pereira Alves  

Cursou dois anos de sociologia na faculdade São Marcos de 1978 a 1980. Atua na área de marcenaria desde 1985. Operava maquinário de marcenaria durante aulas ministradas no CEPIM (Centro de Proteção à Infância e à Maternidade) em Taboão da Serra por dois anos, de 1985 a 1987, com foco no auto empreendimento financeiro dos participantes, além de planejá-las, gerenciá-las e ministrá-las. Atualmente, atua como educador ambiental no CEA Previdência, onde já está há um ano, com o curso de marcenaria básica, com reaproveitamento de matéria prima sem a utilização de ferramentas automatizadas, e sim, manuais. 

Oswaldo Marques Cera Filho - oswaldomcfilho@prefeitura.sp.gov.br 

Tecnólogo em Contabilidade, especialista em relações interpessoais, com perfil empreendedor e foco em inovação. Experiência em trabalho voluntário com crianças, demonstrando habilidades em liderança, empatia e comunicação. Proativo, dedicado e comprometido com o desenvolvimento pessoal e profissional. 

 

Roberta Ferreira de Souza - robertafersouza@prefeitura.sp.gov.br 

Arquiteta e Urbanista, concursada pela PMSP, graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, desenhista, especialista em Design Biofílico e Mestranda em Biofilia na Universidade São Judas Tadeu. Desde 1998 na vida pública, já trabalhou em diversas Secretarias da Prefeitura (SEHAB, SMSU, SIURB) e do Governo do Estado de São Paulo. Hoje, desempenha suas funções na DDPEA – CEA/ UMAPAZ, como educadora ambiental. 

 

 

Estagiários

Giovanna Chaves Pereira - giovannacpereira@prefeitura.sp.gov.br 

Bacharelanda em Geografia na USP. Bolsista no projeto do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP, com enfoque em licenciamento ambiental, gerida pela FAPESP. Além de participar como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e monitora de três disciplinas ofertadas na USP. 

 

Lais Carneiro Cardoso - laisccardoso@prefeitura.sp.gov.br 

Bacharelanda em Ciências Biológicas (UNISA). Mapeamento e Geoprocessamento formação pela UNESPAR, com conhecimentos em técnicas e ferramentas para análise espacial e gestão de dados geográficos. Meliponicultura pelo SENAR, capacitada na criação e manejo de abelhas sem ferrão, com foco na conservação e produção sustentável. Conhecimento em Quelônios experiência em tartarugas, cágados e jabutis, adquirida pelo Instituto Butantã. 

 

Lyon Sekhmet - lyonssantos@prefeitura.sp.gov.br 

Arte educador ambiental e artesão. Atualmente Bacharelando em Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP) e estagiário na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ desde setembro de 2024. Trabalha como autônomo em sua própria linha de Biojóias, a Mandinga Antiga: Linha de encantarias que falam sobre a biodiversidade do território de Pindorama y África e também é cofundador do NFA (Nosso Futuro Ancestral) que é Iniciativa de reconexão com a biodiversidade territorial, visando a captação de recursos para territórios originários. 

 

 

Milena Cristofori de Almeida - milenacalmeida@prefeitura.sp.gov.br 

Bacharelanda em Gestão Ambiental pela USP. Atualmente, desenvolve habilidades em liderança, gestão de tempo, pessoas e recursos como Vice-presidente da Empresa Júnior de Gestão Ambiental (GAJr.) da USP, da qual participou também como Diretora do Comercial em 2024, aprendendo a dominar técnicas de comunicação com clientes e gerenciamento de projetos, além das captações de leads. Elabora e cria produtos no departamento de Marketing do Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental (DAGA). É voluntária no coletivo Engajamundo, atuando como agente ambiental promotora da defesa do bioma Mata Atlântica no GT Mata Atlântica e no GT Cidades e Comunidades Sustentáveis, no qual é comprometida com a criação de uma cidade diversa, planejada por uma pluralidade de vozes, tendo em foco o engajamento e ação da juventude para transformação do território em um contexto de aumento das práticas sustentáveis. É estagiária da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA/UMAPAZ), desde março de 2023, auxiliando no planejamento de projetos socioambientais, na elaboração de relatórios técnicos de projetos relacionados a emendas parlamentares e criação de conteúdos criativos. 

 

Nicole Sant’ Ana Costa Bergamini - nacbergamini@prefeitura.sp.gov.br 

Bacharelanda em Ciências biológicas na FMU. Bolsista do Programa Universidade Para Todos (Prouni). 

 

Tiago Imakawa de Lucca - tiagoimakawa@prefeitura.sp.gov.br 

Técnico ambiental pelo Colégio FECAP e bacharelando em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e estagiário da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (UMAPAZ), órgão da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), desde outubro de 2024. Atuante no setor de projetos dentro da Empresa Júnior de Gestão Ambiental (GAJr) desde março de 2024. Participou do evento Juventudes Climáticas representando o Instituto Árvores Vivas em 2023 e conquistou o Prêmio Lavoisier, concedido pelo Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), também em 2023. Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2021 a 2022 e realizou o projeto “Análise dos Índices de Arborização Urbana no Município de São Paulo para obtenção do Selo do Programa Município Verde Azul (PMVA)”.