Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
“Ajuste” das caldeiras da cidade de Chicago reduziu gastos com gás e emissões de CO2
Como funciona?
Chicago possui mais de 50 caldeiras gigantes que aquecem os prédios da cidade. Para operarem na capacidade máxima, as caldeiras exigem a combinação correta de gás natural e ar ambiente. Estudos demonstraram que as caldeiras da cidade queimavam entre 5% e 10% mais de gás natural do que deveriam se estivessem operando na capacidade máxima.
O programa de ajuste das caldeiras teve duas fases
1. Consulta aos engenheiros: Chicago consultou engenheiros para se certificar de que as caldeiras estivessem operando em sua eficiência máxima. Eles estudaram as caldeiras e fizeram os ajustes necessários. Também substituiram peças velhas ou desgastadas. A cidade contratou engenheiros para a fase de ajuste e instalação, mas a manutenção das caldeiras seria realizada pelos engenheiros da cidade após a instalação dos sistemas de monitoramento.
2. Instalação dos dispositivos de monitoramento: A segunda fase foi a instalação do sistema de monitoramento de eficiência combustão que mede a quantidade de oxigênio e de gás natural provenientes da caldeira. O sistema monitora constantemente a caldeira para determinar se está operando em sua eficiência máxima. O monitor envia um alarme para os engenheiros da instalação em seus celulares quando a caldeira não está operando em condições perfeitas.
Eficiência energética
Chicago antecipa uma queda de 5% no consumo de gás natural em toda a cidade, o que acarretará em uma economia de energia anual de 1,5 milhões de therms, cerca de $1,65 milhões anualmente.
Um ótimo exemplo é o North Park Village – uma área mista de 90 acres de propriedade da cidade. Parte casa de repouso, parte área de recreação e parte área natural protegida, é utilizada para fins educacionais e de pesquisa ambiental. O consumo de gás no North Park Village foi reduzido em 12%, economizando aproximadamente $50.000 em aquecimento ao longo de um período de seis meses. Essa será uma economia anual recorrente para o orçamento da cidade.
Custo
O ajuste de cada caldeira e a instalação do monitor custam aproximadamente $12.500.
Próximas etapas
A cidade trabalhará com agências afiliadas, incluindo a School Board, City Colleges, Chicago Transit Authority e o Chicago Parks District para ajudá-las no ajuste da caldeira e na instalação de monitores.
Aplicação
1. Chicago reuniu suas contas referentes ao consumo de gás natural e analisou o consumo de cada caldeira.
2. Os engenheiros da cidade examinaram as caldeiras para determinar os parâmetros operacionais mais eficientes. Caso outras cidades não desejem instalar o dispositivo de monitoramento, a cidade de Chicago diz ser possível ajustar as máquinas ao menos uma vez por ano, no início da temporada de consumo de energia térmica.