Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
A CicloRuta de Bogotá é um dos sistemas de ciclismo mais abrangentes do mundo
O que é?
A CicloRuta é uma rede de 211 milhas (303km) de ciclovias para uso exclusivo de bicicletas. Depois de algumas experiências com linhas construídas entre 1996 e 1997 (alguns quilômetros durante a administração de Antanas Mockus), um plano formal foi estruturado e extensivamente implementado em toda a cidade pelo Prefeito Enrique Peñalosa, pessoalmente comprometido em transformar Bogotá em uma cidade saudável e sem carros. Ele propôs que os planejadores urbanos “fizessem calçadas cujo tamanho fosse igual ao valor atribuído aos nossos cidadãos”.
A CicloRuta viabiliza 213.000 viagens (2005) por dia, embora atualmente possa estar ajudando a produzir 320.000 viagens (4% das mais de 8 milhões de viagens feitas em Bogotá) e é utilizada por 83.000 pessoas (1,2% da população total). Quando o projeto teve início, cerca de apenas 0,2% das viagens eram realizadas em bicicletas.
Como funciona?
O sistema é dividido em três seções:
1. A Rede Principal: conecta os principais centros urbanos – suas principais áreas educacionais e de negócios – às áreas residenciais mais populosas. Também se conecta à rede secundária. Essas linhas circundam os eixos rodoviários mais importantes que ligam o centro da grande cidade às áreas mais densamente povoadas; eixos transversais e, nos eixos rodoviários que cruzam a cidade de norte a sul; eixos longitudinais. A Fase II do TransMilenio inclui, como parte de seu projeto, CicloRutas ao longo de várias linhas de entroncamento.
2. Rede Secundária: conecta áreas residenciais, parques, instalações e atrações à rede principal. Todos os centros de controle e estações da TransMilenio possuem áreas de estacionamentos de bicicleta com segurança. 3. Rede Complementar: liga redes recreativas e rotas externas ao sistema. Essas rotas estão localizadas ao longo das margens de rios que, por sua vez, fazem parte do sistema de Parques Lineares da cidade; algumas áreas também ficam nos arredores de pântanos.
Reduções nas emissões de C02
As reduções anuais referentes ao ano de 2007 foram equivalentes a 6.449 toneladas de CO2, calculadas com base nos 7% de usuários das CicloRutas que deixam seus carros em suas garagens, na distância viajada e nos combustíveis utilizados.
Custos
340km da rede da CicloRuta foram construídos pela Administração Municipal com seu orçamento para investimentos públicos. A cidade gastou:
* Em estudos e projetos iniciais: US$ 250.000
* Em construções: US$50 milhões
* O custo do investimento direto por quilômetro construído foi de aproximadamente US$ 147.000.
Economia Anual
* Economia mensal por pessoa: US$ 40
* Economia anual por pessoa: US$ 480
Custos Anuais de Operação
* Basicamente, a manutenção é realizada nas margens das ciclovias, a cada seis meses, a um custo de US$ 0,60/m2 (incluindo vedação).
* A cada dois anos, é aplicada uma pintura térmica a um custo de US$ 32,5/m
Próximas etapas
As projeções atuais estimam que uma rede completa de 500 km será concluída até 2010. No ano de 2007, mais 13 quilômetros estarão prontos.
Resultados
Desde o início da construção da CicloRuta em 2000:
1. A utilização de bicicletas aumentou de 0,2% em 2000 para 4% em 2007 em relação ao total de viagens realizadas na cidade.
2. Isso significa até 320.000 viagens diárias dentro de Bogotá
3. A utilização de bicicletas em CicloRutas aumentou de 22.700 para 83.500 ciclistas, o que significa um aumento de 268% em 7 anos ou 38% por ano.
4. As CicloRutas desempenham um papel importante junto às pessoas de baixa renda da cidade. Mais de 23% das viagens feitas pelo grupo com a renda mais baixa da cidade são realizadas como pedestres ou ciclistas, Conforme os níveis de renda aumentam, menos pessoas caminham ou andam de bicicleta.
5. As CicloRutas ajudam na melhoria da qualidade do ar, uma vez que as pessoas deixam seus carros em suas garagens. Calcula-se que houve uma redução nas emissões de gases do efeito estufa equivalente a 36,6 mil toneladas de CO2.
6. A segurança nos transportes é um dos problemas apontados pelos ciclistas nas pesquisas. Agora, esse grupo consegue se deslocar com risco reduzido de acidentes, já que as ciclovias mantêm os carros afastados, mas deve-se prestar muita atenção nos cruzamentos. Houve uma queda de 335 mortes relacionadas ao ciclismo em Bogotá (de 115 no ano de 2001 para 77 no ano de 2004) , o que ocorreu apesar do grande aumento no número de viagens nas CicloRutas. Além disso, o índice de ferimentos caiu em 8,8% (de 2.754 em 2001 para 2.512 em 2004), apesar do aumento de 38% na utilização de bicicletas.
7. Muitas vezes, a velocidade desenvolvida torna-se um benefício interessante; a velocidade média desenvolvida pelas bicicletas é de 17 km/h, enquanto o transporte público apresenta velocidade média de 13 km/h.
8. As CicloRutas também ajudaram na recuperação do espaço público, ao longo das margens dos rios e dos pântanos – as 13 áreas alagadiças da cidade foram ocupadas durante anos por construtores ilegais. Após a construção das CicloRutas, esse tipo de ocorrência foi interrompida nesses valiosos ambientes naturais.
Aplicação
Há vários requisitos para que as CicloRutas sejam consideradas como uma opção de transporte bem-sucedida:
* vontade política
* ciclovias independentes das vias de tráfego de automóveis
* ligações entre a origem e o destino (as pessoas, especialmente os grupos de baixa renda, devem considerar as CicloRutas úteis para irem à escola, à universidade, ao trabalho);
* conexão com outros meios de transporte
* estacionamentos para bicicletas em espaços públicos e privados, especialmente nos locais de troca de meio de transporte (se não houver estacionamentos disponíveis, o uso de bicicletas torna-se um grande problema ao entrar em qualquer escritório ou edifício, ou mesmo ao trocar de meio de transporte);
* regras para ciclistas, pedestre e proprietários de automóveis;
* bons cruzamentos e sinalização;
* pontes para manter a continuidade dos trajetos e para o cruzamento de avenidas largas;
* Houve um crescimento do comércio ao longo das CicloRutas: serviços de estacionamento de bicicletas, lojas e fábricas de ciclismo e peças, roupas e similares
Bogotá preparou e disponibilizou um Manual de Projeto e de Diretrizes de Boas Práticas Ambientais para obras públicas realizadas em seu sistema de ciclovias.