Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Curitiba é a primeira cidade do país a ter ônibus B100
No total, a frota da Rede Integrada de Transporte é de 1.968 veículos. O B100 é um diesel produzido a partir de fontes totalmente renováveis e que reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Os demais ônibus operam com B5.
O B100 é produzido pela BSBios - Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A, que tem sede em Passo Fundo (RS). A matéria-prima é a soja, conforme proposta de fornecimento de um produto genuinamente nacional e "limpo". O projeto é resultado de uma parceria, coordenada pela URBS - Urbanização de Curitiba S.A., empresa municipal que gerencia o sistema de transporte público da Região Metropolitana. A ação conta com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e mais oito empresas.
No início, cada ônibus percorria 2.500 km/mês com o B100. Esta quilometragem subiu em agosto do ano passado para 6.500 km/mês por veículo. O consumo da frota do biocombustível subiu de 11 mil para 30 mil litros, sendo que o litro custa R$ 2,20 às operadoras. A prefeitura subsidia R$ 0,45 por litro do combustível utilizado.
De acordo com a URBS, a meta é que 10% da frota dos ônibus que atendem a região metropolitana de Curitiba, 140 coletivos, passem a circular com o B100 até o final de 2012.
Os resultados iniciais mostraram um índice de emissão de fumaça 25% menor e redução de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO). No total, a redução de poluição fica em torno de 50% na comparação com ônibus similar com motor abastecido com diesel convencional.
Além do biocombustível B100, em Curitiba há outro projeto, que está em testes, que é a utilização do óleo de cozinha. Este material é coletado nos restaurantes, através de convênio, pela empresa que está realizando os estudos para transformar o óleo em combustível.
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