Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Grupo de trabalho discute Mata Atlântica
Técnicos e especialistas revisam linha do tempo para finalizar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
No dia 4 de setembro, membros do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) estiveram reunidos para revisar as etapas concluídas e definir os próximos passos. Os presentes pediram prioridade para a aprovação, tendo em vista a urgência de ações serem postas em prática de imediato. O professor Ricardo Sartorello, da Universidade de Mogi das Cruzes, apresentou no encontro o tema Ecologia da Paisagem, com métricas utilizadas na definição das áreas prioritárias a serem preservadas na cidade.
Participaram representantes de diversos setores da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), como Departamento de Controle Ambiental (DECONT), Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE), Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN), Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) e Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), braço de educação ambiental da SVMA.
No início, foi apresentada uma linha do tempo, estabelecida em 2015, com as metas alcançadas até o momento. A diretora da Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção à Biodiversidade do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE 8), Anita Martins, ressaltou a importância do PMMA para a cidade e sua urgência de finalização, para que as ações do projeto possam ser iniciadas. Rosélia Mikie Ikeda, atual diretora do Departamento de Planejamento (DEPLAN G), e Hélia Maria, diretora da Divisão Técnica de Planejamento (DEPLAN 1), pediram prioridade ao projeto dos Corredores Ecológicos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk