Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Morcego-de-listras-brancas-na-cabeça, morcego-das-frutas

Mamíferos

 

1) Nome Popular :  Morcego-de-listras-brancas-na-cabeça, morcego-das-frutas
2) Nome científico :  Artibeus lituratus
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:
 
 CR: Parque Ibirapuera
4) Biologia: Habitat Podem ocorrer em áreas rurais e urbanas onde exista principalmente arborização frutífera. Abrigam-se sobre a folhagem das árvores.
Comportamento Solitários ou em pequenas colônias de geralmente 5 a 16 indivíduos.
Alimentação: frutos, pólen, néctar, flôres, folhas e insetos
Reprodução O período reprodutivo ocorre de fevereiro a março e de outubro a novembro. A duração da gestação é de 3 a 4 meses, duas vezes ao ano, sendo um filhote por parto.
 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
 É uma das espécies frugívoras mais comuns em zona urbana. Desempenham importante papel na polinização de plantas e dispersão de sementes. Por seu porte avantajado e hábito de voar em grupos ao redor de árvores frutíferas, causam medo às pessoas, embora não ataquem intencionalmente. Em ataques defensivos, deve ser considerado como sério o risco de transmissão de raiva.
O hábito crescente de se plantar árvores frutíferas como atrativo aos pássaros, atrai simultaneamente espécies frugívoras de morcegos.
 
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  Possui coloração acinzentada, com quatro listras brancasfaciais, bem evidentes. Apresentam uma folha nasal na extremidade do focinho
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Bredt, Angelika (el al), Colaboração: Silva, Delma Moreira da, (el al) - Morcegos em áreas urbanas e rurais: Manual de manejo e controle - Brasília, Fundação nacional de Saúde, 1996.