Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 7 de Maio de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

UMAPAZ e CineSolar oferecem exibição gratuita de curtas com temas ambientais e de inclusão social

Sessões são realizadas em furgão adaptado com placas solares no teto, que captam energia solar e a transformam em eletricidade
A imagem mostra uma plateia assistindo a uma sessão de cinema em um ambiente cultural decorado com grafites e luzes suaves. As pessoas estão sentadas em cadeiras pretas com encostos personalizados com o logotipo do CineSolar, que traz a imagem de um sol estilizado em amarelo e laranja acima do nome do projeto, em letras amarelas e laranjas.  A cena é capturada por trás do público, destacando a variedade de pessoas presentes, incluindo adultos e crianças. A iluminação do ambiente é predominantemente quente, com tons dourados vindos da tela à frente, criando um clima acolhedor e comunitário. Ao fundo, há murais coloridos com arte urbana, reforçando a proposta cultural e inclusiva do evento.  O CineSolar é um cinema itinerante que utiliza energia solar para exibir filmes, promovendo cultura e sustentabilidade em diversas regiões do Brasil.

Foto: Divulgação/ CineSolar

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, será sede de mais uma edição do CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. A sessão será realizada no dia 8 de maio, às 8h30, com entrada gratuita. Os interessados deverão garantir presença por meio de inscrição pelo Sympla (hiperlinkar).

A edição de maio traz uma programação especial de curtas-metragens que abordam temas como meio ambiente, cultura indígena e relações humanas. Entre as principais obras estão “Estática”, uma produção pelos alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC) com direção de Gabriela Queiróz; o curta “Uma tela na aldeia” por Sergio Gagliardi e o documentário “Jardineiros” de Pedro Cerqueira. 

Além das exibições, o público poderá participar de um bate-papo com representantes do Instituto Ampara Animal, a bióloga Maria Isabel, a Produtora Dominó Preto, os realizadores dos filmes e Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

Sobre o CineSolar

O CineSolar, além de um cinema, é uma experiência de arte, tecnologia e sustentabilidade. O projeto utiliza um furgão adaptado com placas solares no teto, que captam energia solar e a transformam em eletricidade. A energia é armazenada em baterias, possibilitando até 12 horas de carga para alimentar toda a estrutura de exibição itinerante, que inclui tela de cinema, sistema de som, projeção, cadeiras e até cabine de DJ.

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual, promover práticas sustentáveis, incentivar a inclusão social e difundir a tecnologia da energia solar.

Até o momento, o projeto realizou 2.300 sessões em todo o Brasil. Já foram 250 mil quilômetros percorridos e 3,5 milhões de Watts economizados. O CineSolar é reconhecido com os selos Verde Escooar e Solar. 

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza também oficinas de educação ambiental e inclusão social em comunidades, escolas e espaços culturais.

A ação reafirma o compromisso do projeto com o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura em diferentes regiões do Brasil.

Serviço

Data: 8 de maio (quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Sede da UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 (Portão 7A do Parque Ibirapuera)

Entrada gratuita – Inscrições pelo Sympla

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma canetaA imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens