Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
UMAPAZ e CineSolar oferecem exibição gratuita de curtas com temas ambientais e de inclusão social

Foto: Divulgação/ CineSolar
A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, será sede de mais uma edição do CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. A sessão será realizada no dia 8 de maio, às 8h30, com entrada gratuita. Os interessados deverão garantir presença por meio de inscrição pelo Sympla (hiperlinkar).
A edição de maio traz uma programação especial de curtas-metragens que abordam temas como meio ambiente, cultura indígena e relações humanas. Entre as principais obras estão “Estática”, uma produção pelos alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC) com direção de Gabriela Queiróz; o curta “Uma tela na aldeia” por Sergio Gagliardi e o documentário “Jardineiros” de Pedro Cerqueira.
Além das exibições, o público poderá participar de um bate-papo com representantes do Instituto Ampara Animal, a bióloga Maria Isabel, a Produtora Dominó Preto, os realizadores dos filmes e Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
Sobre o CineSolar
O CineSolar, além de um cinema, é uma experiência de arte, tecnologia e sustentabilidade. O projeto utiliza um furgão adaptado com placas solares no teto, que captam energia solar e a transformam em eletricidade. A energia é armazenada em baterias, possibilitando até 12 horas de carga para alimentar toda a estrutura de exibição itinerante, que inclui tela de cinema, sistema de som, projeção, cadeiras e até cabine de DJ.
O projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual, promover práticas sustentáveis, incentivar a inclusão social e difundir a tecnologia da energia solar.
Até o momento, o projeto realizou 2.300 sessões em todo o Brasil. Já foram 250 mil quilômetros percorridos e 3,5 milhões de Watts economizados. O CineSolar é reconhecido com os selos Verde Escooar e Solar.
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza também oficinas de educação ambiental e inclusão social em comunidades, escolas e espaços culturais.
A ação reafirma o compromisso do projeto com o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura em diferentes regiões do Brasil.
Serviço
Data: 8 de maio (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Sede da UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 (Portão 7A do Parque Ibirapuera)
Entrada gratuita – Inscrições pelo Sympla
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk