Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

CELEBRANDO A URBE... 2022!

topo

imagem: Ju Girotto

 

CELEBRANDO A URBE... 2022!
 

Dias: 26/1/22 a 27/1/22 quarta e quinta-feira

Horários: confira programação abaixo

 

Lives | 26 de janeiro

 

Lives | 27 de janeiro
 

Descrição

Nesta 3ª Edição iremos celebrar os aniversários de São Paulo e da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ inspirados por Nelson Brissac Peixoto.
“O Olhar do Estrangeiro” (1988) nos instiga a questionar: “como olhar quando tudo ficou indistinguível, quando tudo parece a mesma coisa?”
Flanar poeticamente, revelar, (re)descobrir e dar novos significados - através do “olhar mais de perto” e da percepção de detalhes que podem proporcionar uma experiência sensorialmente mais intensa da cidade e seus espaços...

 

Conteúdo Programático

26 DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA

9h30
ABERTURA
Diretora UMAPAZ – Meire Aparecida Fonseca de Abreu
Diretora EMJ – Ana Maria Brischi
Coordenadora da 3ª Edição do CELEBRANDO A URBE... – Helena Quintana Minchin

10h
CONVERSA COM... Nelson Brissac Peixoto
“O Olhar do Estrangeiro”

11h
VERDES TONS... Estela Gomes & Débora Pontalti
“Caminhar e Dançar a Cidade”


14h
CONVERSA COM... Neila Custódio
“Corredor Verde como Elemento de Requalificação Urbana da Linha 15 – Prata”

15h
CONVERSA COM... Andrea Tourinho
“Patrimônio Ambiental Urbano na Cidade que não se enxerga a si mesma”

16h
CONVERSA COM... Carla Caffé
"São Paulo Ocupada – movimentos da moradia"

17h
CONVERSA COM... Ana Tagliari
“Passarelas Urbanas de Vilanova Artigas”

18h
CONVERSA COM... Humberto Kzure-Cerquera
“Quando a Cidade é personagem do Cinema”


 

 

27 DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA


10h
CONVERSA COM... Adalberto da Silva Retto Júnior
“Por um Urbanismo de Canteiro”

11h
CONVERSA COM... Renan Andrade Silva
“O Metrô de São Paulo”

14h
CONVERSA COM... Meli Malatesta
“Mobilidade Ativa celebrando a Urbe”

15h
CONVERSA COM... Wilson Florio
“A Poética da Arquitetura dos Auditórios de Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera”

16h
CONVERSA COM... Mirza Pellicciotta
"Desafios e riquezas da conservação"

17h
CONVERSA COM... Marco Audrá & Rafael Botas
“Condomínio Calçada: pessoas em situação de rua”
&
Exibição do Documentário “Condomínio Calçada” (70 minutos)

18h30
ENCERRAMENTO: Helena Quintana Minchin

 

 

Participantes 

Para saber mais sobre cada participante clique sobre o nome

 

Adalberto da Silva Retto Júnior

Atual Professor de Desenho Urbano e História do Urbanismo da Universidade Estadual Paulista-Unesp e Professor visitante do Master Erasmus Mundus TPTI (Techiniques, Patrimoine, Territoire de l'Industrie: Histoire, Valorisation, Didactique) da Universitè Paris I Panthéon -Sorbonne, Universidade de Évora. Pós-doutorado em Excelência de Doutorado do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (Istituto Universitario de Arquitetura de Veneza-Itália) (2007). Doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pelo Departamento de Arquitetura e História do Urbanismo do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza) (2003). Pesquisador na linha de pesquisa: “Conhecimento Histórico e Ambiental integrado ao Planejamento Territorial e Urbano”, impulsionado por duas sub-linhas: 1- “A Cidade e a História do Território”; 2- “A Cidade, o Território e o Projeto e Planejamento Paisagístico”. Coordenador da investigação e do Curso de Extensão Universitária Internacional: "A dimensão da paisagem no projecto da cidade contemporânea", que visa analisar os projectos que assumiram um valor estrutural nas transformações urbanas no domínio do urbanismo e paisagismo nas últimas três décadas de século XX, a partir da reconfiguração de partes da cidade como a paisagem, projetos de reestruturação de ferrovias, áreas urbanas, centros históricos e partes de cidades, que passaram a delinear um percurso gradativo que coloca o desenho de espaços abertos como conectores do urbano e estruturas territoriais. Foi o idealizador do “Ano dos Estudos Tafurianos” no Brasil, em comemoração aos 20 anos de sua morte, e um dos organizadores do evento internacional “Manfredo Tafuri: seus leitores e suas leituras”.

Ana Tagliari

Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie. É docente dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da Unicamp e realiza investigações sobre projeto de Arquitetura. Adora São Paulo!!

Andrea Tourinho

Arquiteta e Urbanista, é docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Judas Tadeu. Mestre pela Universidad Autónoma de Madrid. Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Trabalha com temas relacionados ao patrimônio cultural e à cidade. Coordenadora do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro – Núcleo São Paulo. Coeditora da revista arq.urb.

Carla Caffé

Formada em arquitetura, trabalha com design gráfico, arte, teatro e cinema. Participou de importantes mostras coletivas como a X e IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. No cinema, trabalha como diretora de arte em longa-metragem, entre outros: Central do Brasil _ _ Walter Salles; Bossa Nova _ _ Bruno Barreto; e Narradores de Javé _ Eliane Caffé. Foi colunista do jornal Folha de S. Paulo e editou "Cidade Nua", uma crônica semanal de desenhos da cidade. Desde então a sua pesquisa tem sido a linguagem do desenho na representação da paisagem urbana, na cartografia, no mapeamento e na geopoesia. Através de cálculos poéticos, o desenho recria um significado do espaço, exercitando a memória urbana e fortalecendo a identidade da cidade entre as comunidades, possibilitando assim o compartilhamento de memórias, desejos, estórias e despertando descobertas do dia- a- dia.

Débora Pontalti Marcondes

Bióloga, bacharel em Turismo e mestrado em Cidade Inteligente e Sustentáveis. Atualmente coordena o Programa Carta da Terra em Ação e está à frente do Janela Podcast. Há dezoito anos atua como educadora na Prefeitura de São Paulo, trazendo forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa.

Estela Gomes

Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ Formação. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da Rede Harmony Internacional. Membro do CID - Conselho Internacional de Dança.

Helena Quintana Minchin

Arquiteta Urbanista (FAU UNISANTOS) e Fotógrafa amadora. Cursou Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Responsável pela elaboração, desenvolvimento e assessoria de diversos projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte). Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 50 Tons de Verde...; Verdes Tons...; O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc); Oficinas de Minijardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Mostra UMAPAZ. Natural de Santos/SP, em 1991 foi adotada por São Paulo...

Humberto Kzure-Cerquera

Arquiteto e Urbanista (FAU/UFBA); Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ); Doutor em Urbanismo (PRORB/FAU/UFRJ); Doutorado Sanduíche (BAUHAUS – Universität Weimar, Alemanha); Pós-doutorado (Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – CEAU/FAUP, Portugal); (Centre de Recherches en Histoire Internationationale et Atlantique – CRHIA, Université de La Rochelle, França); (Interdisciplinary Centre for Urban Culture and Public Space, Faculty of Architecture and Spatial Planning – Technische Universität Wien, Áustria); Professor de Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional da UFRRJ.

Marco Audrá

Iniciou as atividades quando menino no auxílio das produções cinematográficas da CIA Maristela, na produção de espetáculos e como dublador na empresa AIC – São Paulo. Após completar os estudos, desde 1986 atua como produtor cultural e na área de Promoções e Eventos no Brasil. Em 1993 vai morar em Madrid e Barcelona, onde participa e realiza várias produções de musicais flamencos e documentários, além da recuperação do acervo cinematográfico de Ana Esmeralda e outros atores. Realizou dezenas de comerciais e curtas metragens, tendo um deles sido premiado no IPM (Internacional Prize Market), em Houston, EUA, em 1995. Desde 1996 vem atuando como produtor cultural, desenvolvendo roteiros e comercializando direitos junto a emissoras e distribuidoras. Desde 2009 vem atuando como Produtor Cinematográfico e na área de restauro físico e digital de filmes e acervos. Projetos dos quais participou: Restauração do Museu do Móvel da Casa Brasileira – Consultor junto a FIP –1998. Cinematográfica Maristela – Resgate Histórico do Cinema Paulista – Produção Executiva – 1998. Produção e Execução do livro Memórias de um Produtor – O cinema nos anos 50 - Produção Executiva – 1997. Maristela nas Faculdades – Exibição de Filmes e Mostra fotográfica – Produção Executiva – 2006. World Trade Center – Cultura em Cena – Criador e executor do espaço cultural do World Trade Center em São Paulo – 2007. Praga Dance Festival – Levou o Grupo de dança de São Paulo para representar o Brasil no Festival de Dança – Produtor – 2008. Maristela no Metrô – Exibição de Filmes da Cinematográfica Maristela e recuperação de seu acervo fotográfico – 2009. Produção do Longa Metragem “Os Sonhos de Um Sonhador” – 2011. Restauro Digital dos Filmes “Carnaval em Lá Maior” e “Suzana e o Presidente” – 2014. Produção do documentário “Carnaval em Lá Menor” – 2015. Recuperação e Digitalização de 600 Horas do Acervo jornalístico de filmes 16mm para a empresa “Globo Nordeste” – 2016. Produção do longa metragem “Real – O Plano por trás da História” – 2017. Organizador da 14ª Mostra internacional do Cinema Negro – 2018. Produtor do Programa Diversidade em ação – 2018. Produtor do Documentário – “Caciporé Torres” - O Operário da Arte- 2019. Produtor da série “Tambores do Brasil “– 2020. Produtor do Documentário Condomínio Calçada – 2021. Produtor do Documentário “Esmeralda – A Joia do Flamenco“– 2021.

Meli Malatesta

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU Mackenzie. É Mestra e Doutora em Mobilidade Urbana Ativa pela FAUUSP. Seu conhecimento no assunto vem da sua carreira de 35 anos de trabalho na CET de SP onde sempre se dedicou a isso. Atualmente se dedica à consultoria e ao ensino sobre políticas públicas, planejamento e projetos sobre Mobilidade Urbana Ativa, a Pé e por Bicicleta. É autora dos livros Pé de Igualdade e A Rede da Mobilidade a Pé.

Mirza Pellicciotta

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2012), Pós-Doutorado em Turismo Cultural pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história e política, história das cidades, patrimônio cultural, educação patrimonial, turismo histórico-cultural e conservação patrimonial. Nos últimos anos realiza trabalhos no campo da conservação e salvaguarda do patrimônio histórico edificado junto à equipe interdisciplinar. É membro do ICOMOS BR.

Neila Custódio

Arquiteta Paisagista, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1994), pós-graduada em Magistério do Ensino Superior (1998), participou na Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP em disciplinas na área de PAISAGEM e AMBIENTE (2000 a 2003 e 2013). Desde 1996 desenvolve e acompanha projetos paisagísticos das áreas de propriedade do Metrô e projetos urbanos de porte regional. Em 2015 inicia a coordenação de projetos paisagísticos e requalificação urbana com enfoque ambiental voltados para mobilidade ativa dentro do Departamento de Projetos Básicos de Arquitetura da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Membro integrante do grupo da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, desde 2016. Associada à ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Amante das artes desde muito cedo, em 2000 inicia o aprendizado da transformação do barro. Hoje desenvolve, em cerâmica, várias peças autorais para jardim, utilitários e biojóias voltadas para o bem-estar.

Nelson Brissac Peixoto

Mestre em filosofia pela PUC-SP e Doutor pela Sorbonne, trabalha com questões relativas à Arte e ao Urbanismo. É professor do curso de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Publicou A sedução da barbárie, Cenários em ruínas, América, Paisagens urbanas, Brasmitte, Arte/cidade – intervenções urbanas e Robert Smithson- Arte e Indústria. Coordena o Projeto ZL Vórtice, no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo. Participou das seguintes coletâneas: O olhar, O desejo, Ética, Artepensamento, A crise da razão e Muito além do espetáculo.

Rafael Botas

Diretor, fotógrafo, cinegrafista, escritor e artista visual. Sócio-Diretor Comercial na empresa Apé Produções, produtora audiovisual que iniciou sua história como um coletivo independente, em 2006. Com a produtora e diretora cinematográfica Josiane Zaccarelli a empresa realiza cobertura de eventos, vídeo clips, documentários, animações, vídeos institucionais – além de vários projetos de cinema. Durante estes anos de produção de cinema independente a produtora contou com a atuação e participação especial de alguns artistas importantes do cenário nacional: Antônio Abujamra, Lourenço Mutarelli e Antônio Petrin. Já foram produzidos mais de 30 curtas, 2 médias, 12 video clipes, 8 documentários e 2 longas. Responsável pela Direção do Documentário “Condomínio Calçada” (70 minutos), com a Produção de Marco Audrá (Maristela Filmes).

Renan Andrade Silva

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Espírito Santo (UFES), atualmente é Coordenador de Ação Cultural, Social e Acervo do Metrô de São Paulo. Anteriormente foi Diretor do Museu de Arte do Espírito Santo - MAES, atuou como Coordenador de Projetos em Artes Visuais no Centro Cultural SESC Glória e como Coordenador do Núcleo de Ação Cultural e Educativa no MAES, em Vitória (ES). Possui experiência na elaboração e gestão de projetos institucionais em museus, projetos de pesquisa, curadoria, elaboração de material educativo de exposições de arte, formação de educadores, coordenação e supervisão de equipe, projetos educativos de acessibilidade. Propositor do Grupo de Estudos em Mediação e Arte - GEMA.

Wilson Florio

Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie. É docente da Graduação e Pós-graduação em Arquitetura da FAU Mackenzie e da Unicamp. Realiza pesquisas sobre projeto de arquitetura, criatividade, desenho, cognição e tecnologias digitais. É autor do livro “Oscar Niemeyer: possíveis outros olhares”.


 


 

Coordenação

Helena Quintana Minchin

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados

Dias: 26 e 27 de Janeiro de 2022

Local: Youtube da UMAPAZ

 

Live | 26 de janeiro

 

Live | 27 de janeiro

 

Confira nossas redes socias

  •