Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso Municipal de Jardinagem

topo

Curso Municipal de Jardinagem

 Confira as turmas e horários abaixo.

O link para inscrição será aberto às 10h para cada turma nas datas indicadas.

Atualize a página para acessar o link.

Descrição

A Escola Municipal busca, desde 1975, disseminar conhecimento sobre o ofício e a arte da jardinagem, capacitando tanto profissionais quanto cidadãos interessados no cuidado com as áreas verdes e o meio ambiente.

Carga Horária: Serão 25 encontros e a carga horária total do curso é de 75h. Receberão certificados os participantes que obtiverem 75% de frequência.

Conteúdo Programático 

• Abertura – O Homem e o Meio Ambiente
• Estudo do solo
• Introdução à Classificação Vegetal / Grandes grupos vegetais
• Botânica 1 – Raízes, caules e folhas
• Botânica 2 – Flor, fruto e semente (teoria)
• Botânica 2 (prática)
• Multiplicação Vegetativa
• Compostagem e minhocário
• Plantio, preparo de vasos e canteiros
• Gramas e capins
• Floríferas, forrações, arbustos e trepadeiras (teoria)
• Árvores (teoria)
• Hábitos vegetais
• Palmeiras
• Arborização Urbana
• Pragas e doenças
• Plantas de ambientes internos
• Poda
• Frutíferas
• Cactos e Suculentas
• Hortas / PANC
• Plantas aromáticas e medicinais
• Noções de recursos gráficos e arquitetônicos
• O Profissional do Jardim/Encerramento

Facilitação

Adão Luiz Castanheiro Martins

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.

Alessandro Mendonça Mazzoni

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP, mestre em Ciências (Ecologia) também pelo IB/USP. É Analista de Meio Ambiente junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e atuou de 2010 a 2016 no Departamento de Gestão Descentralizada, na área de fiscalização ambiental. Atua também como professor universitário, desde 2004, ministrando disciplinas nas áreas de ecologia, estatística e evolução. É um dos coordenadores do curso de especialização em educação socioambiental e sustentabilidade, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e atualmente é professor da Escola Municipal de Jardinagem da CEA-UMAPAZ.

Ana Maria Brischi

Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora. Diretora de 2021 da EMJ até o presente.

Assucena Tupiassú

Bióloga, especialista em Saúde Pública, Gestão Ambiental, Ecologia, Arte e Sustentabilidade e Design para Sustentabilidade. Foi professora de Jardinagem e Paisagismo no DEPAVE-PMSP por 25 anos, coordenou o Projeto Cres-Ser "Germinando a Cidadania", Curso de Capacitação em Jardinagem para jovens em vulnerabilidade por 18 anos e atualmente trabalha em projetos com Oficinas de Jardinagem com foco em Saúde Mental e Horta Comunitária. Consultora em Paisagismo Ecológico. Palestrante e autora do Livro da Planta ao Jardim (Ed. Nobel) com a segunda edição em e-book. Coautora de Sustentar a Vida (ed. Paulinas), Guia de Jardinagem, Plantas Medicinais e Recursos Paisagísticos (PMSP), Guia de Jardinagem e Paisagismo (Instituto Botânico) e Como ensinar plantando (FIPT). Apresentou o quadro "Que planta é essa?" no Programa Arquitetura Verde veiculado pela Blobosat entre 2013 e 2015.

Brigitte Baum

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ.

Gustavo Beuttenmuller

Geólogo pelo Instituto de Geociências-USP. Especialização em Gestão Ambiental (FSP-USP). Lideranças em Desenvolvimento Sustentável (ABDL-LEAD); Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV-SP). Atuação: Planejamento Urbano e Ambiental; Educação Ambiental, Científica e Geociências.

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Juscelino Nobuo Shiraki

Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA.

Linda Lacerda da Silva

Bióloga pela UERJ com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 30 anos em Botânica, Anatomia Vegetal e Jardinagem, e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em cativeiro e vida livre.

Bióloga formada pela UNG, especialista em Manejo de Animais Silvestres pela PUC-SP e em Arborização Urbana pela UNIFESP. Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da PMSP desde 2009. Atualmente técnica e docente da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Márcio Amaral Yamamoto

Engenheiro Florestal pela ESALQ/USP. Atua há mais de 12 anos na SVMA. Tem experiência em Políticas Públicas, Arborização Urbana, Produção de Mudas e Arboricultura. Compõe o quadro técnico da Escola de Jardinagem. Coordena e desenvolve o Curso de Arborização Urbana para Jardinistas. Ministra aulas no Curso Municipal de Jardinagem e no Curso de Recursos Paisagísticos.

Mário do Nascimento Júnior

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Natália P. Antonucci

Bióloga com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021.

Nilce Morais Pinto

Bacharelado em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-graduação em Educação Ambiental pelo SENAC. Atuação, desde 1994, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente / PMSP, nas áreas: Parques e Áreas Verdes (DEPAVE)/Escola de Jardinagem/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

Thiago Beloni

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo.Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Coordenação

Natália P. Antonucci

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Todos os interessados

Vagas: 40 (Cada turma).


TURMA 558 (Intensivo de Férias): Segundas a sextas-feiras.

Dias: 01/07/2024 a 06/08/2024.

Horário: das 09h às 12h.

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.
 


TURMA 559: Segundas e quartas-feiras.

Dias: 05/08/2024 a 30/09/2024.

Horário: das 13h30 às 16h30.

Inscrições encerradas.
 
 


TURMA 560: Terças e quintas-feiras.

Dias: 06/08/2024 a 29/10/2024.

Horário: das 13h30 às 16h30.

Inscrições em 23/07/2024 às 10h
 

Inscrever-se
 


TURMA 561: Segundas e quartas-feiras.

Dias: 02/09/2024 a 02/12/2024.

Horário: das 09h às 12h.

Inscrições em 19/08/2024 às 10h
 

Inscrever-se
 


TURMA 562: Terças e quintas-feiras.

Dias: 17/09/2024 a 12/12/2024.

Horário: das 09h às 12h.

Inscrições em 20/08/2024 às 10h
 

Inscrever-se
 

 

Importante: É obrigatória a presença na primeira aula para garantir a vaga. A falta na primeira aula será considerada como desistência no curso. Não será admitida a reposição de aula no caso de falta. Receberão certificados os participantes que obtiverem 75% de frequência.

Inscrições on-line

O link para as inscrições será liberado pontualmente às 10h nos dias das inscrições, conforme abaixo:

Turma 554: Inscrições iniciam em: 05/02/2024, 10h. 

Turma 555: Inscrições iniciam em: 26/02/2024, 10h.

Turma 556: Inscrições iniciam em: 18/03/2024, 10h.

Turma 557: Inscrições iniciam em: 19/03/2024, 10h.

Turma 558 (Intensivo de Férias): Inscrições iniciam em: 17/06/2024, 10h.

Turma 559: Inscrições iniciam em: 22/07/2024, 10h.

Turma 560: Inscrições iniciam em: 23/07/2024, 10h.

Turma 561: Inscrições iniciam em: 19/08/2024, 10h.

Turma 562: Inscrições iniciam em: 20/08/2024, 10h.

 

* As inscrições serão encerradas assim que o número de vagas se esgotarem.
 

* No horário indicado para as inscrições, atualize a página para visualizar o link do formulário.


Traga repelente e protetor solar
Traga lanche e caneca.

Local : UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268. Portão 7A do Parque Ibirapuera.

Estacionamento: Portões 3 (dentro do parque - cobrado) ou proximidades do Portão 5 (rua)*
*O Portão 5 fica na Av. Quarto Centenário, próximo à Av. Sagres

 

Como chegar na UMAPAZ

 


 

Confira nossas redes socias

  •