Biodiversidade: Flores e polinizadores do Campo Experimental
Dias: 7-fev-23 ; quinta-feira
Horário: 14h às 15h
Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.
Descrição
O Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem (EMJ) possui uma variada coleção de plantas, que são utilizadas nos cursos oferecidos pela EMJ. Este ambiente biodiverso atrai, abriga e alimenta variadas espécies de animais pertencentes à fauna silvestre do Parque Ibirapuera. Nesta visita monitorada apresentaremos os diferentes espaços do Campo Experimental e faremos uma observação direcionada às características das flores, aos polinizadores e a outros visitantes florais.
Conteúdo Programático
Morfologia floral – polinização – morfologia dos frutos – dispersão de frutos e sementes – técnicas de jardinagem: preparo de solo, semeadura, multiplicação vegetativa de plantas, confecção de vasos e canteiros - tecnologia de sementes: coleta, beneficiamento, quebra de dormência - observação e identificação de espécies animais e vegetais - comportamento de polinizadores e dispersores de sementes - elaboração de um plano de implantação de jardim.
Referência Bibliográfica
Lacerda, L.Jardim de polinizadores. Editora Blucher, 2022
Facilitação
Linda Lacerda da Silva
Bióloga pela UERJ com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Possui experiência de mais de 30 anos em Botânica e Jardinagem e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em cativeiro e vida livre. Professora da Escola Municipal de Jardinagem desde 2015.
Thiago Beloni
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.
Coordenação
Linda Lacerda da Silva
Thiago Beloni
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



.jpg)

Sobre
Público: Todos os interessados
Vagas: 30
Dias: 07/02/2023, terça-feira, da 14h00 às 15h00
Horário : 14h às 15h
Local: CAMPO EXPERIMENTAL
Endereço Portão 3 e 4 ou Portão 5 do Parque Ibirapuera, ao lado do Córrego Sapateiro.
Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.