Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

OFICINA: Identificação, cultivo e degustação de Plantas Alimenticias Não Convencionais - PANC

  

topo

OFICINA: Identificação, cultivo e degustação de Plantas Alimenticias Não Convencionais - PANC
 

Dia: 17/8, quinta-feira
Horário: 9h às 12h30

Atividade cancelada.

 

Descrição

A oficina tem por objetivo conceituar, identificar e apresentar técnicas de cultivo das Plantas Alimentícias Não convencionais - PANC, revelando que muitas delas ocorrem espontaneamente em nossos quintais, hortas e jardins, são resistentes e fáceis de cultivar . No final da atividade, os participantes terão oportunidade de degustar algumas dessas plantas, em diferentes preparações. Essa oficina integra as atividades da Semana Comemorativa do 48º Aniversário da EMJ. Sugerimos que os participantes venham com roupas confortáveis e tragam a sua caneca. Comidinhas e bebidas serão bem-vindas para o lanche comunitário.

Referência Bibliográfica

BADUE, A.F.B. & RANIERI, G.R. Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) para escolas. São    Paulo (SP): Instituto Kairós, 2018. 60p. 

KINUPP, V. F. & LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Nova Odessa:Instituto Plantarum, 2014. 768p.

MADEIRA, N.R. et al. Manual de Produção de Hortaliças Tradicionais. Brasília, DF: EMBRAPA, 2013. 156p. 

Facilitação

Adão Luiz Castanheiro Martins
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.

Brigitte Baum
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ. 

Mirian Mayumi Okada
Graduação em Serviço Social pela UNESP Franca-SP. Especialização em Educação Ambiental-FSP/USP. Coordenadora do Projeto A Prática do Diálogo para o fortalecimento das Redes de Convivência da UMAPAZ.
 

Coordenação

Adão Luiz Castanheiro Martins

Brigitte Baum

Mirian Mayumi Okada

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público em geral, interessado no tema

Vagas: 40

 

Dia: 17/08/2023

Horário : 9h às 12h30

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Parceria: Parceria entre EMJ e DFEPAZ

Atividade cancelada.

Mapa para UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •