Degustando Histórias... Saberes & Sabores: O Pão
Dias: 7/12/2023 ; quinta-feira
Horário: 8h30 às 17h30
Descrição
Unindo saberes populares e acadêmicos, neste encontro iremos (re)conhecer um dos alimentos essenciais mais antigos, presente em várias culturas da História da Civilização. Os ingredientes, sua história – da produção à conservação – e sua importância para a Humanidade, simbolizando alimento para o corpo e para o espírito. Através dos relatos podemos dizer que os primeiros pães surgiram há mais de 12 mil anos... Tinham o formato oval e achatado – e eram feitos de GRÃOS (aveia, cevada, trigo, gergelim e outros cereais – os chamados grãos ancestrais) triturados rusticamente. Depois, misturados com ÁGUA, eram deixados sobre pedras, para levedarem grosseiramente. E então eram assados sobre pedras ou cobertos com brasas. Duros e secos – e, provavelmente, muito amargos... – precisavam ser lavados com muita ÁGUA fervente, antes de serem consumidos. Iremos conhecer características próprias de cada Continente, variações que vão dos ingredientes às formas de produção. “Vida, Renovação, Prosperidade, Humildade, Sacrifício”. “O Modo como a comida é feita e apresentada, a limpeza, o sabor: tudo contribui para que o momento em que se recebe o alimento seja uma oração e um agradecimento à vida.” (Cozinhe com os Monges, Ed.Planeta) Uma pequena viagem pelos Saberes & Sabores, compartilhando muitas memórias afetivas e degustando iguarias, experiências, histórias, curiosidades e... receitas!
Conteúdo Programático
8h30
CAFÉ DE BOAS-VINDAS
“O MILAGRE DO PÃO” (6´) – Isa Grispun Ferraz
9h
ABERTURA
Helena Quintana Minchin
9h10
Conversa com: Ana Maria Brischi
“Plantar, Colher, Extrair, Fazer... O Grão”
10h
Conversa com: Helena Quintana Minchin
“Plantar, Colher, Extrair, Fazer... O Pão pelo Mundo”
11h
Conversa com: Adriana Vernacci
“O Pão Brasileiro”
12h
TIGELAS DE CRISTAL
Rita & Luiz Pontes
13h
BRUNCH COLABORATIVO
Os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos, bebidas não alcoólicas, frutas, doces etc. – com os demais. E para que este momento seja ainda melhor, todos poderão trazer uma receita (impressa ou manuscrita) de um pão tradicional de sua família e também compartilhar muitas memórias afetivas!
14h
DANÇA CIRCULAR
Estela Gomes
15h
Conversa com: Cleide Santana & Vinicius de Menezes Fabreau
“Onde há Pão há Paz...”
16h
CONVERSA COM... Pe. Simone Bernardi: Compartilhamos o pão de cada dia.
17h
ENCERRAMENTO
Helena Quintana Minchin
Referência Bibliográfica
BRAGA, Paulo. Pão da Paz: 195 Receitas de Pão de Países Membros da ONU. São Paulo: Gaia: Boccato, 2006.
Facilitação
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.
Ana Maria Brischi
Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.
Adriana Vernacci Freire
Gastróloga pela universidade SENAC . Proprietária da Oficina D' Orgânico, Líder Convívio Saudável Mente Slow Food, faz parte GT Educação e Aliança dos Cozinheiros SFB. Ministra Oficinas, Workshop e Consultorias relacionadas à Educação do Gosto.
Rita Pontes
Inspiradora e focalizadora da Dança Sagrada da Alma. Professora de dança do ventre e dança cigana desde 1989. Facilitadora dos círculos de mulheres e sagrado feminino através da dança. Co-fundadora da Som de Cristal, trabalhando com as Tigelas de Cristal de Quartzo desde 2007, iniciando com este trabalho a Dança Sagrada da Alma. É estudante e facilitadora do clássico espiritual ‘Um Curso em Milagres’ e co-fundadora do primeiro ‘Centro para Cura das Atitudes’ no Brasil, instituição voltada a promover a educação para a paz interior.
Luiz Pontes
Empresário, escritor, palestrante e apaixonado por música, som e exploração da consciência. Especialista em musicoterapia, co-fundador da Som de Cristal, organização pioneira na introdução de instrumentos de cristal de quartzo no Brasil. Desde 2008 está mergulhado no universo das sonoridades cristalinas, tornando-se terapeuta do som. É estudante e facilitador do clássico espiritual ‘Um Curso em Milagres’ e cofundador do primeiro ‘Centro para Cura das Atitudes’ no Brasil, instituição voltada a promover a educação para a paz interior. (fonte: Rita Pontes & Luiz Pontes)
Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.
Cleide Santana
Assistente Social. Há mais de 15 anos trabalha no SEFRAS Ação Social Franciscana - "uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e à exclusão econômica e social de populações extremamente vulneráveis". Já atuou com idosos, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes. Imigrantes e refugiados compõem o seu público atendido atualmente. (fonte: Cleide Santana).
Pe. Simone Bernardi
Missionário da Organização de origem italiana SERMIG - Fraternidade da Esperança. Em 2005 veio para o Brasil para atuar no Arsenal da Esperança, onde participa da coordenação e da execução das atividades relacionadas à acolhida das pessoas em situação de rua, aos voluntários e à juventude que frequenta a casa. Graduado em Serviço Social pela Università degli Studi di Torino em 2001 e em Teologia pela São Bento em 2013, foi ordenado sacerdote em 2015, um dos primeiros padres da comunidade. Em 2017 publicou, pela editora Loyola, o livro "O bom samaritano e a hospedaria". www.arsenaldaesperança.org.br
Vinicius de Menezes Fabreau
27 anos, educador, coordenador do Projeto Pão da Solidariedade do Sefras, que atua na qualificação da assistência alimentar e do engajamento comunitário nos diversos territórios de atuação da organização.
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)


Sobre
Público: público em geral, interessados no tema.
Vagas: 40
Dia: 07/12/2023
Horário : 8h30 às 17h30
Local: CEA - UMAPAZ
Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A
INSCREVER-SE