Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Conversa com... Ana Carolina Carmona Ribeiro: Pequeno Guia da Botânica Modernista

Palestra

Conversa com... Ana Carolina Carmona Ribeiro: Pequeno Guia da Botânica Modernista

Data: 20/06/2024. Quinta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.

INSCREVER-SE

Descrição

A CONVERSA COM... deste mês será com Ana Carolina Carmona Ribeiro e abordará as relações entre arte e botânica, cultura e natureza, a partir da produção do modernismo paulista dos anos 1920 e 30 - discutindo os significados que a vegetação e a paisagem assumem nas obras de artistas como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Lasar Segall, entre outros.
 

Objetivo

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - elaborados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem...
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Arte e afins - interagindo com o público participante.
 

Metodologia

1. Palestra (PPoint)
2. Roda de Conversa
3. Café Colaborativo 

Coordenação

Helena Quintana Minchin.

Facilitação

ANA CAROLINA CARMONA RIBEIRO.

Ana Carolina Carmona é paisagista e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde ministra disciplinas de paisagismo e desenho. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, tem mestrado em Artes Visuais e doutorado em Paisagem e Ambiente pela mesma universidade – onde desenvolveu a pesquisa "Botânica modernista e a natureza do Brasil redescoberto", investigando as representações da vegetação, da paisagem e da natureza no modernismo paulista das décadas de 1920 e 1930. Em 2020, publicou O pequeno guia da botânica modernista, e, desde então, vem trabalhando abordagens interdisciplinares do mundo vegetal, colaborando com os projetos Plant Humanities, em Dumbarton Oaks (EUA), e Imaginaires botaniques, no Canadá, e promovendo atividades educativas ligadas ao combate da “cegueira botânica”.


HELENA QUINTANA MINCHIN.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 50.

Data: 20/06/2024. Quinta-feira.

Horário: 14:00 às 17:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •