Vivência
Árvores: Corpo, Mente e Espírito.
Data: 03/07/2024. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Trata-se de uma atividade que une o ambiente aberto do Parque Ibirapuera com a sala de aula da UMAPAZ para explorar algumas formas pelas quais as árvores estão relacionadas com corpo, mente e espírito humanos. Para tanto, está dividida em três partes.
A primeira abordará a cultura Celta como exemplo de como a árvore pode estar diretamente relacionada com a espiritualidade humana. Esta etapa consiste numa caminhada pelo Parque Ibirapuera (partindo da UMAPAZ) com coleta de elementos da natureza e conversas a respeito da cultura celta.
A segunda, na qual a dimensão corporal será abrangida, consiste numa caminhada de retorno para a UMAPAZ, com parada e demonstração de algumas atividades que relacionam nosso corpo ao da árvore.
A terceira, momento de explorar a interface entra árvore e a mente humana, será em sala de aula e consistirá na observação de fotografias e atividades envolvendo escrita e compartilhamento de experiências.
É necessário trazer caderno e caneta.
Recomenda-se o uso de protetor solar, repelente, chapéu e calçados confortáveis. Trazer água.
Em caso de condições climáticas não favoráveis, a atividade será cancelada e remarcada.
Objetivo
O objetivo deste evento é expandir o nosso conhecimento sobre as árvores, mostrando o quanto elas influenciam na cultura dos povos, desde a antiguidade até os dias atuais. Através de algumas atividades que se relacionam aspectos físicos e imaginários, iremos enriquecer a nossa “cultura arbórea interior” e assim contribuir para uma cidade mais “arborescente”.
Metodologia
Conversas e demonstrações durante caminhada no Parque Ibirapuera e atividade de escrita e compartilhamento de experiências em sala de aula da UMAPAZ.
É necessário trazer caderno e caneta.
Coordenação
Mário do Nascimento Junior.
Facilitação
Natália Paganotti Antonucci.
Bióloga (bacharelado e licenciatura) com mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Integra o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021. Interessada em danças e em formas de expressão da espiritualidade.
Mário do Nascimento Júnior.
Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo e Direito pela Universidade São Francisco. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo. Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de São Paulo desde 1992, atuou no Departamento de Parques e Áreas Verdes como Engenheiro Agrônomo e Assistente Jurídico. Há alguns anos dedica-se ao estudo das árvores e sua influência no meio ambiente e na cultura dos povos. Interessado por poesia, fotografia e simbologia das árvores. Atualmente é integrante do quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/UMAPAZ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos sobre as árvores e suas influências na cultura dos povos.
Vagas: 25.
Data: 03/07/2024. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Local: CEA UMAPAZ.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000
INSCREVER-SE