Exposição
Mostra UMAPAZ: Andrea Bossi & Cerise Goldman Batistic
Data: 04/11/2024 a 30/11/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 17:00.
Não é necessário se inscrever.
Descrição
A exposição convida o participante a vivenciar a desconstrução da imagem pelo “olhar do poeta”, com o objetivo de sensibilizar o participante sobre as questões de meio ambiente e sustentabilidade.
Andrea Bossi apresenta uma série de imagens que remetem a Natureza em decomposição que remete ao fim (ou seria o início?) de um ciclo de vida.
Já Cerise Batistic, por meio de escultura, utiliza o barro para trazer a idéia do fogo (ou seria da água?) como meio de construção (ou seria desconstrução?) do meio em que vivemos.
Por fim, Pedro Smith expõe por meio da pintura as relações intrínsecas entre humanos e natureza, buscando mostrar nossa total interdependência.
Nosso olhar pode, através das diversas possibilidades de interpretação, projetar significados que estão internalizados em nossas sombras. O objetivo desta exposição é despertar uma nova perspectiva, uma nova dimensão do olhar, para sensibilizar sobre o meio ambiente que habitamos e o nosso papel como agente transformador.
Para o encerramento da exposição haverá um Sarau na qual artistas da casa apresentarão suas visões sobre o olhar fragmentado da imagem do ponto de vista da sustentabilidade.
Nesta ocasião, dia 30/11/24, Adriana Matangrano cantará uma música associada ao tema e iniciamos uma roda de conversa sobre sustentabilidade, consumo e meio ambiente.
Objetivo
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.
Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".
A visitação é gratuita.
Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Metodologia
A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.
A desmontagem é feita após um Sarau, com Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada com as artistas da Mostra UMAPAZ.
Conteúdo programático
1. Exposição: 04 a 29 de Novembro de 2024
2. Sarau: 30 de Novembro de 2024
Coordenação
Helena Quintana Minchin.
Facilitação
Andrea de Almeida Bossi.
Bacharel em Ecologia pela UNESP Rio Claro, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo CRHEA/USP São Carlos e mestranda do Programa de Análise Ambiental Integrada da Unifesp Diadema. Desde 2011 é Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e atualmente coordena o Curso de Especialização Lato Sensu “Educação Ambiental e Sustentabilidade” em parceria com a Cátedra de Sustentabilidade da Unifesp. Desde 2021 faz parte do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental. Antes de ingressar na PMSP atuou por 13 anos em projetos e programas socioambientais em entidades como SESC Interlagos, Instituto Ecoar para a Cidadania e Instituto Supereco, além de prestar consultoria na elaboração de materiais paradidáticos com a temática ambiental direcionados para o ensino formal.
Cerise Goldman Batistic.
Arquiteta e Urbanista com especialização em Direito Urbanístico em 2010 e em Direito Registrário em 2014 ambas pela PUC Minas. Trabalhou como autônoma sendo assistente técnica da Municipalidade de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo para questões de Avaliação de Imóveis e elaboração de Laudos de Usucapião, respectivamente. Arquiteta concursada desde 2008 da Prefeitura do Município de São Paulo trabalhou em SEHAB e SEL/SMUL com questões sobre a função social da propriedade (termos de concessão de uso em áreas públicas ocupadas, parcelamento do solo e habitação de interesse social bem como aplicação de PEUC- Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios em imóveis ociosos na cidade de São Paulo, sendo Coordenadora de CEPEUC – Coordenadoria do Controle da Função Social da Propriedade). Em 2023 passou a integrar o corpo técnico da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz sendo coordenadora de cursos na Instituição, o que permitiu explorar também sua experiência em artes. Com formação em Cerâmica, Raku e Confecção de Esmaltes Cerâmicos pelo Liceu de Artes e Ofício de São Paulo em 1997 recebeu premiação de segundo lugar no Primeiro Salão da Mitologia – Deuses e Mortais na Câmara Municipal de São Paulo em 1996, Menção Honrosa no Concurso Pincéis Tigre no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura em 1996 e participação no renomado Salão Bunkyo em 1997. Expôs como ceramista na Feira de Artesanato de Embu das Artes, elaborando 18.000 esculturas em Raku para a campanha “Mundo das Formas” para a empresa Bristol Myers Squibb Brasil.
Adriana Matangrano
Graduada em Medicina Veterinária (UNIP), com Especialização em Educação Ambiental (SENAC) e em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (FIOCRUZ). Atuou em empresas multinacionais na área de nutrição animal, marketing, vendas e atendimento ao consumidor. Ingressou na área pública como Consultora da UNESCO na Vigilância Ambiental e posteriormente na Vigilância Sanitária, como servidora pública efetiva. Atualmente compõe o quadro técnico da UMAPAZ como Coordenadora/Facilitadora de cursos e palestras relacionadas ao Programa “Meio Ambiente e Saúde” da Divisão DFEPAZ. É membro titular da CAISAN e COMUSAN, dois órgãos da Prefeitura do Município de São Paulo que atuam na área de Segurança Alimentar e Nutricional.
Contato: adrianamatangrano@prefeitura.sp.gov.br
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: 180.
Data: 04/11/2024 a 30/11/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira.
Dias: 04, 05, 06, 07, 08, 11, 12, 13, 14, 18, 19, 21, 22, 25, 26, 27, 28, 29 de Novembro de 2024 - 9h às 17h; 30 de Novembro, sábado - 10h às 13h
Horário: 09:00 às 17:00.
Local: CEA UMAPAZ.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000
Observações: A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Encerramento será realizado no dia 30 de Novembro, sábado, das 10h às 13h.
Não é necessário se inscrever.