Palestra
As Árvores na Cultura dos Povos
Data: 12/08/2024. Segunda-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
A palestra é dirigida aos interessados que desejam ampliar seus conhecimentos sobre as árvores nas diversas expressões culturais. Mitos, lendas, astrologia e misticismo, além das artes (dança, pintura, literatura e cinematografia.), são temáticas a serem abordadas unicamente dentro do contexto arbóreo. Todo o conteúdo da atividade será apresentado de forma introdutória.
Objetivo
Desde a antiguidade os povos estabelecem estreitas conexões com as árvores, com influências recíprocas, trazendo importantes repercussões de natureza cultural. Mitos, lendas, astrologia e misticismo, além das artes (dança, pintura, literatura e cinematografia.), são temáticas a serem abordadas exclusivamente dentro do contexto arbóreo. Todo o conteúdo da atividade será apresentado de forma introdutória, com o objetivo de ampliar o nosso conhecimento sobre as árvores, enriquecendo a nossa “cultura arbórea interior” e assim contribuindo para uma cidade mais “arborescente”.
Coordenação
Mário do Nascimento Junior.
Facilitação
Natália Paganotti Antonucci.
Bióloga com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021. Interessada em danças e em formas de expressão de espiritualidade.
Mário do Nascimento Júnior.
Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo e Direito pela Universidade São Francisco. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo. Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de São Paulo desde 1992, atuou no Departamento de Parques e Áreas Verdes como Engenheiro Agrônomo e Assistente Jurídico. Há alguns anos dedica-se ao estudo das árvores e sua influência no meio ambiente e na cultura dos povos. Interessado por poesia, fotografia e um estudioso da simbologia das árvores. Atualmente é integrante do quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/UMAPAZ.
Raul Sousa Perroni.
Graduando em Geografia nos módulos de bacharel e licenciatura pela Universidade de São Paulo. Bolsista pelo programa unificado de bolsas da USP com projeto de iniciação científica, voltado para história social um contexto de contradição expressa no urbano. Experiência de estágio na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Hoje, estagiário da Escola Municipal de Jardinagem com lotação na UMAPAZ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados em ampliar os conhecimentos sobre as árvores, principalmente os relacionados aos aspectos culturais.
Vagas: 70.
Data: 12/08/2024. Segunda-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Local: CEA UMAPAZ.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000
INSCREVER-SE