Sapucaia (Lecythis pisonis Cambess. - Lecythidaceae), ESALQ, Piracicaba, SP
Crédito: Marcio Amaral Yamamoto
Curso Municipal de Arborização Urbana
Dias: 1 a 31/8, terças e quintas-feiras.
Horário: 9h às 12h.
Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.
Descrição
Arborizar não é apenas plantar árvores, mas fazê-lo de forma planejada para que se possa maximizar os seus benefícios, exercendo, assim, as suas funções ecológicas, biológicas, paisagísticas, sociais e econômicas nas cidades.
Atualmente, cada vez mais, as árvores urbanas têm sido valorizadas e os trabalhos com a arborização estão focados no conceito de Florestas Urbanas. Desde a década de 1960 nos Estados Unidos e Canadá, as Flcorestas Urbanas são reconhecidas como elementos que constituem o tecido urbano e, portanto, devem estar presentes desde o início do planejamento e nas políticas públicas de gestão urbana.
Atualmente, a Floresta Urbana pode ser definida como o conjunto de todas as árvores de uma cidade, em áreas públicas e particulares, na região urbana e periurbana. É um sistema composto por árvores isoladas, em grupos, bosques e fragmentos florestais; com as respectivas infraestruturas e vegetações associadas, onde podem ser observadas conexões sociais e relações ecológicas. Nesta, a qualidade, a estrutura e a composição estão relacionadas à potencialidade em proporcionar benefícios para a sociedade e serviços ecossistêmicos.
Os benefícios das árvores para as cidades abrangem uma grande quantidade de parâmetros mensuráveis ou não como: o bem estar, a redução da poluição do ar; o embelezamento do bairro ou do imóvel; lazer e recreação; estabilidade do clima local; redução de gastos de energia com ar-condicionado e ventiladores; abrigo, alimento e aumento da fauna urbana; equilíbrio ecológico; drenagem urbana; redução de doenças cardiovasculares, entre outros.
Visando atender à Ação nº 36 do Plano Municipal de Arborização Urbana, o Curso é aberto a mais de 200 categorias de servidores municipais (como professores, agentes de saúde, gestores e GCMs), alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem, arboristas, plantadores de árvores, cidadãos engajados, integrantes de grupos, iniciativas, movimentos e coletivos, membros de Conselhos e interessados em geral.
Tema importante também abordado no curso é o de Restauração Ecológica. O ano de 2021 dá início à “Década de Restauração Ecológica de Ecossistemas”, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema foi estabelecido por meio da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e tem como objetivo fomentar e intensificar a restauração de ecossistemas degradados, combater a crise climática e recuperar a biodiversidade.
Desde a primeira turma em junho de 2018, o curso tem como objetivo apresentar conhecimentos sobre as árvores nas cidades e na Floresta Urbana, importantes como subsídio técnico para a elaboração e desenvolvimento de projetos ambientais e da paisagem. Desta forma, o curso extracurricular complementa os conhecimentos adquiridos no Curso Municipal de Jardinagem e no de Recursos Paisagísticos.
Carreiras de Servidores Municipais contempladas na validação do Curso Municipal de Arborização Urbana (Número da proposta: 229/2022; Código: 20220261).
Temas Abordados
• Vegetação urbana como instrumento de políticas públicas na Cidade de São Paulo;
• Benefícios das árvores para as cidades;
• Biologia das árvores;
• Caminhando com as árvores do Pq. Ibirapuera;
• Solos, nutrição e fertilização;
• Aspectos administrativos, legislação e fiscalização;
• Seleção de espécies, plantio e estabelecimento;
• Cultivo de árvores urbanas;
• Reflorestamento e Restauração Ecológica.
Bibliografia Recomendada
Facilitação
Ananda Vieira de Almeida
Engº Agrônoma
Luciene Lopes Lacerda
Bióloga
Marcio Amaral Yamamoto
Engº Florestal
Mario do Nascimento Junior
Engº Agrônomo
Colaboração
Engº. Agrônomo Guilherme Brandão do Amaral e Eng. Agrônoma Mariana Castanheira Grimaldi - Viveiro Municipal Harry Blossfeld, da Divisão de Produção e Herbário Municipal
Engº Agrônoma Ananda Vieira de Almeida – Assessoria Jurídica/SVMA
Coordenação
Marcio Amaral Yamamoto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Servidores Municipais, alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem, arboristas, plantadores de árvores, professores da rede pública, cidadãos engajados, integrantes de grupos, movimentos e coletivos, membros de Conselhos e interessados em geral.
Total de vagas: 45 alunos por turma.
Vagas para servidores: 25.
Vagas para demais interessados: 20.
Dias: 1 a 31/8/2023, terças e quintas-feiras
Horário: 9h às 12h
Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.
Local 1: UMAPAZ
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Local 2: Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem – Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 5 - Av. Quarto Centenário, 440.
Estacionamento: Portão 3 do Parque Ibirapuera, na Av. Pedro Álvares Cabral (Zona Azul).
Local 3: Viveiro Municipal Harry Blossfeld – Parque CEMUCAM.
Endereço: Rua Mesopotâmia, s/n - Rodovia Raposo Tavares, altura do km 25 | Parque Cemucam.
Telefone: (11) 4702-4395.
Certificados: receberá o Certificado de Participação o aluno que obtiver 75% de freqüência. O aluno poderá ter até 2 (duas) faltas.
Duração: 9 aulas (27h) e uma visita técnica não obrigatória (a confirmar) .
Frequência semanal: Duas aulas presenciais por semana.
Matrícula
Inscrições: As inscrições serão online e abertas nas datas especificadas para cada turma programada. Após o preenchimento das vagas será feita uma lista de espera para ocupar eventuais desistências de matriculados.
Matrículas: O inscrito receberá via e-mail a confirmação da matrícula, onde constará o número da turma e o período de realização do curso.
OBS.: A ausência injustificada do participante na primeira aula acarretará no seu desligamento da turma para inclusão do primeiro interessado da lista de espera.
Curso gratuito e validado para servidores municipais de São Paulo.
Pré-Requisito(Servidores Municipais): Anuência da chefia imediata. Ainda, orientamos aos servidores verificar se a carreira está elencada entre as contempladas na validação, consultando a sua respectiva Unidade de Recursos Humanos (Número da proposta: 229/2022; Código: 20220261). Ver aqui as carreiras contempladas.
Pré-Requisito(demais interessados): Aos munícipes, não há pré-requisito. Entretanto, é desejável que o aluno tenha concluído ou esteja frequentando o Curso Municipal de Jardinagem; ou exerça atividade relacionada à Arborização Urbana.
Inscrições on-line
As inscrições para essa turma abrem no dia 4 de julho de 2023, através do link que será disponibilizado nessa página, às 10h.
Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria de Cursos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone: 11 5908-3800.
Ou mande um e-mail para: cursosescolajardinagem@prefeitura.sp.gov.br