Educação Para Sustentabilidade na Primeira Infância - Parque Ibirapuera - Vespertino
Dias: 14/08/2023 a 02/10/2023; segunda-feira
Horário: 14h às 17h
Inscrições encerradas.
Descrição
É durante a primeira infância que o cérebro da criança mais se desenvolve em termos estruturais e o que ela vivencia, experimenta e aprende nesse período da vida tem impactos profundos no seu futuro. Por isso, os educadores devem estar em constante formação, para obter novos conhecimentos e ferramentas que auxiliem as crianças a alcançarem o seu potencial de desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e sócio afetivo. Pensando nisso, estimular a relação criança-natureza na primeira infância deve ser parte do cotidiano dos ambientes educacionais, seja como instrumento pedagógico e/ou pelos benefícios físicos, sociais e psicológicos. Essa oficina tem como objetivo contribuir para a formação de educadores que atuam na sensibilização ambiental e alfabetização ecológica na primeira infância, enquanto debate a relação entre criança e natureza, sua influência no desenvolvimento infantil e propõe atividades e dinâmicas.
Conteúdo Programático
Aulas teóricas: Primeira infância e as fases do desenvolvimento infantil nesse período; Teorias de desenvolvimento infantil (Piaget, Vygotsky e Wallon); Sustentabilidade e educação para sustentabilidade; Alfabetização ecológica: a importância da relação entre criança e natureza; e Pedagogia da Terra.
Aula passeio: Viveiro Manequinho Lopes ou Parque do Carmo.
Atividade: Elaboração de proposta de atividade de alfabetização ecológica para a primeira infância.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Ministério da Cidadania. A primeira infância. Disponível em:
CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix; 2006.
CORNELL, J. Vivências com a natureza: guia de atividades para pais e educadores.
São Paulo: Aquariana, 2005.
__________. Vivências com a natureza 2: novas atividades para pais e educadores.
São Paulo: Aquariana, 2008.
DIAS, A. P. et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2029.
SÃO PAULO. Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030 - PMPI/São Paulo. Disponível em:
__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Educação Infantil. – São Paulo : SME / COPED, 2019.
LOUV, Richard. A última criança da natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. 1. ed. São Paulo: Aquariana, 2016.
Coordenação
Maria Paula Marcondes Flit
Isabela Grilo Pessoni
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


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Sobre
Público: Professores do ensino infantil, ensino fundamental I e demais interessados.
Vagas: 40.
Dias: 14/08/23, 21/08/23, 28/08/23, 11/09/23, 18/09/23, 25/09/23 e 02/10/23.
Horário : 14h às 17h.
Local: CEA - UMAPAZ.
Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A.
Inscrições encerradas.