Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Educação Para Sustentabilidade na Primeira Infância - Parque Ibirapuera - Vespertino

 

topo

Educação Para Sustentabilidade na Primeira Infância -  Parque Ibirapuera - Vespertino
 

Dias: 14/08/2023 a 02/10/2023; segunda-feira
Horário: 14h às 17h

Inscrições encerradas.


Descrição

É durante a primeira infância que o cérebro da criança mais se desenvolve em termos estruturais e o que ela vivencia, experimenta e aprende nesse período da vida tem impactos profundos no seu futuro. Por isso, os educadores devem estar em constante formação, para obter novos conhecimentos e ferramentas que auxiliem as crianças a alcançarem o seu potencial de desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e sócio afetivo. Pensando nisso, estimular a relação criança-natureza na primeira infância deve ser parte do cotidiano dos ambientes educacionais, seja como instrumento pedagógico e/ou pelos benefícios físicos, sociais e psicológicos. Essa oficina tem como objetivo contribuir para a formação de educadores que atuam na sensibilização ambiental e alfabetização ecológica na primeira infância, enquanto debate a relação entre criança e natureza, sua influência no desenvolvimento infantil e propõe atividades e dinâmicas.


Conteúdo Programático

Aulas teóricas: Primeira infância e as fases do desenvolvimento infantil nesse período; Teorias de desenvolvimento infantil (Piaget, Vygotsky e Wallon); Sustentabilidade e educação para sustentabilidade; Alfabetização ecológica: a importância da relação entre criança e natureza; e Pedagogia da Terra.

Aula passeio: Viveiro Manequinho Lopes ou Parque do Carmo.

Atividade: Elaboração de proposta de atividade de alfabetização ecológica para a primeira infância.


Referência Bibliográfica

BRASIL. Ministério da Cidadania. A primeira infância. Disponível em: . Acesso em: 14 de abril de 2022.

CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix; 2006.

CORNELL, J. Vivências com a natureza: guia de atividades para pais e educadores.

São Paulo: Aquariana, 2005.

__________. Vivências com a natureza 2: novas atividades para pais e educadores.

São Paulo: Aquariana, 2008.

DIAS, A. P. et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2029.

SÃO PAULO. Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030 - PMPI/São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 14 de abril de 2022.

__________. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Educação Infantil. – São Paulo : SME / COPED, 2019.

LOUV, Richard. A última criança da natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. 1. ed. São Paulo: Aquariana, 2016.

Coordenação

Maria Paula Marcondes Flit

Isabela Grilo Pessoni

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Professores do ensino infantil, ensino fundamental I e demais interessados.

Vagas: 40.

Dias: 14/08/23, 21/08/23, 28/08/23, 11/09/23, 18/09/23, 25/09/23 e 02/10/23.

Horário : 14h às 17h.

Local:  CEA - UMAPAZ.

Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A.

Inscrições encerradas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •