Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS ABAYOMI

topo

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS ABAYOMI

Dia: 5 de Junho, quarta-feira
Horário: 14h às 16h.

Descrição

Os retalhos de tecidos quando limpos e separados, são passíveis de reciclagem ou reaproveitamento.

No entanto, eles ainda são descartados no lixo comum, junto a outros resíduos, indo parar nos aterros sanitários.
É estimado que 170 mil toneladas de resíduos têxteis sejam geradas, por ano, no Brasil.

60% desta produção é descartada em aterros e/ou destinada para indústria de cimento ou fundições para queima em fornos...
40% restante é aproveitado nas indústrias de estofados, materiais de limpeza, metal mecânica e confecções de outros materiais em tecidos.

As regiões dos bairros Bom Retiro, Mooca, Brás, Artur Alvin e Itaquera, onde se localizam a maioria das confecções de vestuário na cidade de São Paulo, SP, são descartados no ambiente ou vendidos diariamente 18 toneladas por dia de retalhos reaproveitáveis.

RETALHOS DE TECIDOS DE ALGODÃO, LINHO, LÃ, RAFIA, SEDA, POLIESTER...
Todos de difícil decomposição, que entopem bueiros, impermeabilizam o solo, poluem o subsolo comprometendo uma melhor formação dos lençóis freáticos e cursos d’água subterrâneos que formam as recargas dos rios e córregos de superfície na cidade.

Nesta Oficina teremos a oportunidade de confeccionar as Bonecas Abayomi, cuja origem data da época em que os negros africanos de todas as idades e diferentes Etnias eram capturados em seus territórios na Africa e trazidos a para o Brasil dentro dos porões dos Navios Negreiros ... A história é longa e sem fim... As mães acalentavam seus filhos contando histórias africanas e ao mesmo tempo rasgavam suas saias em tiras, criando pequenas bonecas através de nós e tranças, inspiradas pelo desejo de amenizar suas dores e medos.

A palavra ABAYOMI tem origem iorubá, significando aquele que traz felicidade e alegria.
ABAY = Encontro OMI = Precioso Encontro Precioso

Representa o amor materno e a resistência feminina. Sempre que presenteamos alguém com uma Abayomi desejamos o melhor em tudo para esta pessoa.” Entrego o melhor que eu tenho em mim.”

Facilitação e Coordenação

Eliane Bosio: é Artista Plástica pela UFRGS com especialização em Arteterapia e Oficinas Pedagógicas na Educação Especial, Artes Industriais pela PUCRS. Atua na Divisão de Formação da UMAPAZ como Coordenadora e Facilitadora em Educação Ambiental e Cultura de Paz. Desenvolve técnicas de pintura e tingimentos em tecidos naturais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

             

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 30

Dias: 5 de Junho, quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •