Re.Conexão - Comunicação Não Violenta e Relações Humanas
Dias: 19/10/2022 a 14/12/2022, quarta-feira.
Horário: 9h às 12h.
Descrição
Vivemos em um mundo violento, cheio de preconceitos e mal-entendidos. A boa comunicação é uma das armas mais poderosas, econômicas e de fácil aplicação. Grande parte dos problemas entre as pessoas, nos relacionamentos em geral, pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com palavras. Saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer é uma tarefa difícil.
A Comunicação Não Violenta (CNV) nos ensina a nos libertarmos dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas; a transformarmos padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão; a resolver nossos conflitos com os outros pacificamente; a criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.
A CNV é um sistema, reconhecido internacionalmente, de comunicação consciente, marcado pelo pioneirismo de Marshall Rosenberg, psicólogo dos EUA, que desenvolveu o processo para mediar conflitos e criar conexão entre os envolvidos por meio da empatia profunda.
Quando integramos a CNV em nossa vida cotidiana, desenvolvemos nossas habilidades socioemocionais e agimos em harmonia com os valores da Cultura de Paz. Os conflitos, inerentes à condição humana, podem ser geridos se aprendermos a conviver. Para tanto, é necessário desenvolver e aprimorar constantemente recursos dialógicos e a inteligência emocional.
No trabalho de Educação Ambiental para o enfretamento de conflitos, devemos entender a situação conflituosa como geradora de energia transformadora, uma oportunidade para o crescimento.
A violência, entretanto, não figura como uma alternativa ao comportamento. Para evitarmos a via violenta na resolução dos conflitos inevitáveis é preciso resgatar e devolver às pessoas o direito à palavra, por meio da expressão de suas necessidades e desejos, pela criação de espaços coletivos de discussão, pela sadia busca do dissenso e da diversidade.
Conteúdo Programático
1. As origens da CNV;
2. O processo da CNV – os 4 componentes (1. observação, 2. sentimento, 3. necessidades, 4. pedido) e as duas partes (1. Expressar-se honestamente por meio dos 4 componentes, 2. Receber com empatia por meio dos 4 componentes);
3. Auto empatia: conexão compassiva consigo mesmo;
4. Sobre a qualidade da conexão;
5. Expressão da raiva;
6. As quatro dimensões-chave da transformação social;
7. Expressando apreciação;
8. Educação e desenvolvimento humano;
9. O uso do poder e qual a natureza da autoridade legítima.
Referência Bibliográfica
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta. São Paulo: Agora, 2006. ROSENBERG, Marshall. Vivendo a Comunicação Não-Violenta. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. ROSENBERG, Marshall. O Coração da Transformação Social. São Paulo: Palas Athena Editora, 2020. KRZNARIC, Roman. O Poder da Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
Facilitação
Adriano Galhardo Pedroso
Pedagogo (pós-graduado em Psicopedagogia , Gestão de Pessoas , Terapia Comunitária , Ecologia-Arte-Sustentabilidade , Transdisciplinaridade em Educação, Saúde, Cultura de Paz e Liderança ). Psicoterapeuta Holístico (com formação em PNL Practitioner, Master Practitioner e Trainer, Análise Transacional - 202, TLT Terapia da Linha do Tempo Practitioner, Terapia Floral de Bach Níveis I, II e Practitioner).
Coordenação
Débora Pontalti Marcondes
Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


.jpg)
.jpg)

.jpg)
Sobre
Público: Educadores ambientais, educadores em geral e demais interessados em Comunicação não violenta
Vagas: 30
Dias: 19, 26 de outubro, 9, 16, 23, 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro de 2022
Horário : 9h às 12h
Local: CEA - UMAPAZ
Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A
Haverá seleção entre os inscritos
INSCREVER-SE