Curso Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância - Turma 1 (manhã)
Dias: 8 a 29/11/2022, terça e quinta-feira.
Horário: 9h às 12h.
Descrição
Conectando conhecimento teórico e vivências te convidamos a se esticar e ampliar o olhar sobre a infância, o brincar e a natureza, resgatando a lembrança de que o meio ambiente começa no "meio" da gente.
Através da sensibilização ambiental e alfabetização ecológica, promovemos a reflexão sobre a primeira infância e as diferenças entre algumas teorias do desenvolvimento infantil.
Desenvolvemos aulas que buscam a troca de experiências e interações sociais para o desenvolvimento do conhecimento, que valorizam a bagagem histórica dos participantes e aguçam a curiosidade. Ao final de cada aula, indicamos textos para leitura e envio de documentos produzido (pdf) com sugestões de diversos materiais para estudo assíncrono para a próxima aula, possibilitando a otimização do tempo da aula para o debate, interações e construção do conhecimento. Mediamos aulas-passeio (atividades pedagógicas realizadas fora do espaço da sala de aula) e conversas sobre o ambiente político, social e questões atuais que embasam as atividades.
Conteúdo Programático
- Primeira infância e as fases do desenvolvimento infantil;
- Educação para sustentabilidade;
- Alfabetização ecológica. Importância da relação entre criança e natureza. Atividades de sensibilização ambiental e de alfabetização ecológica para crianças de 0 a 6 anos;
- Pedagogia da Terra. Exemplos de contato com a natureza;
- Aula-passeio pelo Viveiro Manequinho Lopes. A busca por oportunidades;
- Alfabetização Ecológica na Primeira Infância - Projetos.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Ministério da Cidadania. A primeira infância. Disponível em:
CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix; 2006.
DIAS, A. P. et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2029.
SÃO PAULO. Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030 - PMPI/São Paulo. Disponível em:
LOUV, Richard. A última criança da natureza: resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. 1. ed. São Paulo: Aquariana, 2016."
Facilitação
Caetano Massato Norichika
Fez Eng. Agronômica e não se encontrou na área. Aí fez Pedagogia, só porque achava muito divertido ensinar. Foi estagiário do Programa Aventura Ambiental como mediador cultural na UMAPAZ e no Viveiro Manequinho Lopes, onde passou a misturar o que aprendeu na Eng. Agronômica com a Pedagogia e descobriu o universo da Educação Ambiental. Brinca de desenhar, tem um jabuti e quer se tornar um ecopedagogo.
Coordenação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)


.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Aberto a todo(a)s os Interessado(a)s.
Vagas: 25
Dias: 8, 10, 17, 22, 24 e 29/11/22
Horário : 9h às 12h
Local: CEA - UMAPAZ
Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A
Certificado: 75% de presença e apresentação de projeto pedagógico ao final do curso.
INSCREVER-SE