Foto: Guilherme dos Santos Salles
Oficina: Resíduos De Podas De Árvores E Sua Utilização Na Confecção De Artesanato
Dias: 10/12/2022, sábado.
Horário: 9h às 12h.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Descrição
No Brasil, a poda de árvores é muito comum, principalmente devido a problemas com a rede elétrica e edificações. No primeiro semestre de 2019, a Prefeitura de São Paulo estima que foram coletadas cerca de 33.000 toneladas de resíduos de poda de árvores na cidade. O resto da poda das árvores e plantas urbanas, denominado de lixo verde, é um problema ambiental considerável, pois este tipo de resíduo totalizou cerca de 50 mil toneladas, somente em 2019, sendo que em 2017, foram cerca de 16 toneladas. A disposição final destes resíduos, além de composteiras, são os aterros sanitários. Estes dados indicam a necessidade de criar destinos alternativos para os resíduos de poda. Isto está preconizado, no município de São Paulo, pela Lei Nº 14.723 de 15 de maio de 2008, que “Institui, no Município de São Paulo, o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores - PAMPA, e dá outras providências” e do Decreto Nº 51.664 de 26 de julho de 2010, que regulamenta a Lei nº 14.723. Umas das iniciativas para reaproveitamento dos resíduos de podas de árvores e, paralelamente, sensibilização e integração das pessoas com o Meio Ambiente, é a Oficina de artesanato em madeira de podas de árvores, oferecida pelo grupo responsável pelo Projeto Arte em Galhos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Assim, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da UMAPAZ, possibilitará a sensibilização dos munícipes quanto à importância do reaproveitamento dos resíduos de poda, além de conhecerem uma fonte alternativa de renda.
Conteúdo Programático
A história do lixo. Lixo e resíduos sólidos.
Lixo no mundo e no Brasil. Tipos de resíduos.
O caminho dos resíduos comuns e dos recicláveis.
Lixões e aterros. Legislação. Consequências da destinação incorreta dos resíduos sólidos.
Facilitação
Ruth Weg
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado em Biofísica. Doutorado em Patologia. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Foi docente, durante 17 anos, em cursos para formação de professores, na iniciativa privada. Desde 20210 trabalha com Educação Ambiental, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, como coordenadora/facilitadora em cursos/aulas sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Guilherme dos Santos Salles
Formado em construção de móveis pelo SENAI e como projetista pela Promoven. Atua, desde 2017, com a marcenaria. Em 2021, começou a atuar no projeto de "Integração de resíduos de poda junto à comunidade", desenvolvendo oficinas de artesanato utilizando madeira proveniente de poda. Estudante de graduação em Gestão Ambiental e bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB).
Renato Caliente de Souza Torres
Cursou gestão empresarial e modelagem do vestuário. Aluno do curso de Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (USP]. Em 2022 ingressou no projeto de integração de resíduos de poda junto à comunidade, a fim de elaborar uma disseminação de conhecimentos técnicos para o manejo de resíduos florestais que desenvolvam nos indivíduos a criatividade e responsabilidade com a natureza além da possibilidade de gerar renda extra.
Coordenação
Ruth Weg
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

Sobre
Público: Pessoas adultas que tenham interesse pelo tema e que possam vir a obter renda com a atividade de artesanato como resíduos de poda de árvores.
Parceria: USP.
Vagas: 10
Dias: 10/12/2022, sábado.
Horário: das 9h às 12h.
Local: UMAPAZ.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Portão 7A, Parque Ibirapuera.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS