CURSO: Sistemas agroflorestais em áreas urbanas e periurbanas
Atividade Cancelada
Dias: 07/6 a 26/7, quartas-feiras
Horário: 9h às 13h
Descrição
O curso compreende 3 etapas, com aproximadamente 1 terço do tempo dedicado a cada uma delas, sendo:
1. Dedicada exclusivamente a aulas teóricas, apresentando um amplo leque de reflexões e espaço para debates;
2. Compreende o preparo do solo e a implementação prática, efetiva, do Sistema Agroflorestal completo;
3. Dedicada a observação atenta do desenvolvimento do sistema, aprendendo a ler os sinais e realizando o manejo de todos os recursos para a manutenção e otimização do potencial sistêmico da Agrofloresta.
A metodologia proposta, já desenvolvida em diversas ocasiões e contextos pelo proponente (cf. currículo), permite uma aproximação contínua e gradual com o tema, e uma apropriação completa pelos participantes, dos conceitos e técnicas fundamentais para a implementação total de um sistema como o aqui proposto. Desde o “zero” até a colheita e manejos subsequentes, o aluno é capacitado a replicar integralmente a experiência, assim como a adaptá-la a quaisquer necessidades que seu contexto exija, uma vez que os princípios aprendidos são elementares, não exigindo se prender à uma ou outra técnica específica
Conteúdo Programático
AULA 1 (07/06)
• Roda de Apresentação (de todos os participantes e do facilitador)
• Apresentação do Conteúdo Geral e Metodologia do Curso (momento para perguntas,
dúvidas e esclarecimentos)
Conteúdo Teórico
• História crítica da agricultura – contextualização histórica da agricultura mundial, dos
primórdios aos dias atuais;
• Entendendo a história da agricultura no Brasil (distintas escalas e modos de produção)
• Conceitos de agricultura tradicional, convencional, vernacular e moderna;
AULA 2 (14/06)
Conteúdo Teórico
• Diferenças entre agricultura convencional, orgânica e agroecológica;
• Agroecologia e Agrofloresta (conceitos e definições);
• Diferenças entre Sistemas Agroflorestais (abordagens e técnicas);
• Princípios e técnicas de manejo agroecológicos (teoria);
* Primeira Visita à Área de Intervenção
AULA 3 (21/06)
* Segunda Visita à Área de Intervenção
Conteúdo Teórico
• Sementes (tradicionais, crioulas, indígenas, convencionais e transgênicas);
• Princípios e técnicas de manejo agroecológico do solo (preparo do solo);
• Princípios dos Sistemas Agroflorestais Sucessionais e Sintrópicos;
• Escolha das espécies para compor o sistema (exercício e discussão);
AULA 4 (28/06)
Conteúdo Teórico-Prático
* Terceira Visita à Área de Intervenção
• Leitura da Paisagem (teoria);
• Leitura da Paisagem (prática – identificação de elementos da paisagem a ser trabalhada);
• Planejamento e Projeto de Plantio (escolha das espécies, desenho dos canteiros, etc.);
• Exercícios de Design (Sistematização Final do Plantio);
AULA 5 (05/07) PRÁTICA DE CAMPO 1
• Definição física dos limites da área e desenho dos canteiros (no chão);
• Organização e logística das mudas e sementes;
• Preparo do solo (levantamento dos canteiros);
• Cobertura dos canteiros e caminhos;
AULA 6 (12/07) PRÁTICA DE CAMPO 2
• Finalização do Preparo do Solo (com cobertura total dos canteiros e caminhos);
• Acabamentos do pré-plantio (trabalho de bordas);
• Organização das Mudas e Sementes (manejo das mudas de bananeira);
• Plantio das mudas de bananeira, frutíferas e florestais;
AULA 7 (19/07) PRÁTICA DE CAMPO 3
• Plantio de mudas e sementes anuais e hortaliças;
• Finalização e acabamentos do plantio (trabalho de bordas);
• Manejos residuais;
• (Re)Sistematização dos Plantios realizados (finalização teórica);
AULA 8 (26/07) PRÁTICA DE CAMPO 4
• Observação crítica da área implementada (discussão em campo sobre problemas e soluções);
• Correção de plantios;
• Manejos gerais para a finalização dos acabamentos;
• Partilha dos Aprendizados e Roda Final de Encerramento do Curso
Referência Bibliográfica
• Um Testamento Agrícola (Albert Howard, 1943);
• Memória Biocultural – A importância ecológica das sabedorias tradicionais (Toledo e Barrera-Bassols, 2015);
• O Camponês e a Parteira: uma Alternativa à Industrialização da Agricultura e do Parto (Michel Odent, 2003);
• Mycorrizas (Tese) – M. C. Rayner (1926-1927);
• Húmus (Tese) – S. A. Waksman (1936);
• Plantas Doentes Pelo Uso de Agrotóxicos (Teoria da Trofobiose) - F. Chaboussou (1967);
• Pergunte ao Solo e às Raízes – Ana Primavesi (2009);
• CECCIN, André. A Natureza como Limite da Economia – a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen. São Paulo: Senac/Edusp, 2010.
Coordenação
Raul dos Santos Azevedo
José Francisco Armelin
Apoiadores
Danilo de Moura Fariance
Aurelandia Maria de Oliveira
Jéssica Almeida Souza
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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Sobre
Público: Público em geral
Vagas: 30
Dias: 7, 14, 21 e 28 de junho. 5, 12, 19 e 26 de julho de 2023.
Horário: 9h às 13h
Local: ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS
Endereço Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada do Colônia, 2500 - Jardim Novo Parelheiros
Certificado: SIM