Descrição
A Arte constantemente esteve conectada a elementos da natureza e seus fenômenos ao longo da História. Seja como matéria-prima, em pigmentos ou como suporte extraído do meio; seja abarcando natureza como tema ou inspiração: observada, idealizada e transformada.
Observamos da arte-rupestre (1) à arte contemporânea, em nossos dias, relações entre as linguagens artísticas visuais com a natureza que se diferenciam na representação, mensagem e contextos. Seja pela época ou interpretação humana.
Na compreensão de contextos, analisaremos através de obras de arte, como natureza – “natura naturans” ou “natura naturata” – expande-se às questões de Meio Ambiente.
Em Arte e Meio ambiente: por que e para quem? Teremos aulas expositivas com obras e artistas que elucidam esta ancestral temática, trilhas de sensibilização e registros artísticos no Viveiro Manequinho Lopes e Parque Ibirapuera, propondo finalizarmos o encontro com projeto de criação artística coletivo.
Esta atividade é um convite a todos que experenciam o fazer artístico como integração ao que nos rodeia.
(1) Exemplo de arte rupestre no Brasil, ver em: https://whc.unesco.org/en/list/606/
Conteúdo Programático
Nutrição estética: Aula expositiva das Artes Visuais que abordam Natureza e Meio-Ambiente. Impressões e leituras das obras
Experimentação: (se tempo favorável) Trilha pelo Viveiro e Parque Ibirapuera em dinâmicas de integração e registros artísticos.
Criação: projeto coletivo site-specific.
Referência Bibliográfica
https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/78139
https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&id=87A3AD8EBF88
Facilitação e Coordenação
Cristiana Bernardi Isaac
Educadora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAAP, 1996) e em Bacharelado em Educação Artística (FAAP, 2002). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP,2013) com ênfase na pesquisa sobre arte da paisagem. Coordenadora e facilitadora no Ateliê de Arte UMAPAZ. Desenvolve a poética entre arte e natureza, visando integrar prática e pesquisa para a arte educação. Atuou como docente em Instituições (SENAC, FAAP,outras) nas áreas de projeto, desenho, cenografia. Desde 2017, atua na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz. Servidora PMSP desde 2012.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



.jpg)
Sobre
Público: Interessado no tema e na prática.
Vagas: 35
Dia: 05/07/2023, quarta-feira
Horário: 9h às 12h
Local: CEA - UMAPAZ
Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A
Local(is) adicional(is): Viveiro Manequinho Lopes, Parque Ibirapuera.
Certificado: sim
INSCREVER-SE