Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
CURSO: O BAIRRO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
CURSO: O BAIRRO COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Dias: 3, 10, 17 e 24/8, quintas-feiras.
Horário: 9h30 às 12h30.
Inscrições encerradas.
Descrição
Este curso busca compreender o bairro como ambiente de aprendizagem e sensibilizar os participantes sobre o lugar onde se vive, ampliando as possibilidades de ação para a sua transformação. O conceito de territórios de aprendizagem será apresentado com diversas experiências de territórios educativos em São Paulo, em outras cidades do Brasil e em outros países. O método investigativo da deriva (a qual permite que o meio urbano seja o guia em um procedimento psicogeográfico) será proposto para a identificação dos problemas e das potências sobre o local escolhido do bairro por cada participante. Como registro das percepções sobre o mesmo local será trazida a linguagem do zine (revistinhas artesanais em publicações independentes) como ferramenta de construção de narrativas da própria experiência – estes são considerados métodos integrativos. Partindo do compartilhamento das experiências nos territórios educativos como inspiração, assim como também na socialização da investigação e produção de zines pelos participantes, espera-se contribuir para uma maior sensibilização e apuração de percepções sobre o bairro como ambiente de aprendizagem e promover futuros aprofundamentos para uma cidadania mais ativa.
Conteúdo Programático
Encontro 1:
Roda de conversa com os participantes e apresentação do curso. Conceito de territórios de aprendizagem, abordando as diversas experiências nos territórios educativos e discutindo sobre os problemas e as potências de cada lugar. Conversa sobre o método de deriva e a linguagem do zine como ferramenta de registro de narrativas.
(intervalo)
Proposta de deriva no Viveiro Manequinho Lopes/ Parque do Ibirapuera para experimentar o método proposto de investigação no bairro.
Socialização das derivas experienciadas no parque e conversa sobre planos de deriva e registros de investigação no bairro como atividade assíncrona de preparação para o próximo encontro.
Encontro 2:
Oficina experimental de zines para tatear as possibilidades da linguagem e suas ferramentas com os registros da deriva e investigação no bairro por cada participante e socialização das ideias e planos de continuidades.
(intervalo)
Produção de zines com a pesquisa sobre o bairro/lugar escolhido de cada participante.
Encontro 3:
Socialização dos zines produzidos como registros investigativos.
(intervalo)
Reflexão sobre o curso, processos na investigação, próximos passos/projetos futuros e organização da exposição de zines com exibição de um documentário escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e roda de conversa (para exibição pública de um documentário é necessária a autorização da direção e produção do documentário).
Encontro 4:
Preparação da exposição dos zines.
(intervalo)
Exibição de um documentário (escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e com a autorização da produção), roda de conversa e exposição dos zines – evento público.
Referência Bibliográfica
AMORIM, S.; FREITAS, L.. Territórios Educativos, Currículos de Resistência e Aquilombamentos em São Paulo. In: Coletivos Mulheres e Crianças em Movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. Organizadores Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito. São Paulo: FEUSP, 2021. Pág. 60-73. Disponível aqui.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL: https://www.monteazul.org/pt-br/.
BAIRRO-ESCOLA RIO VERMELHO. “Bairro Escola Rio Vermelho em 2 minutos”. Disponível em: https://youtu.be/jnpwohPVESk.
BELINDA CAI. “Zines: The Power of DIY Print (short documentary)”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oiqQrVrW9XY
CASA ECOATIVA: https://www.facebook.com/casaecoativa/.
CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA GUAIANÁS: https://linktr.ee/cpdocguaianas.
COMPANHIA BUEIRO ABERTO. “Filme de bairro (documentário)”. Disponível em: https://youtu.be/HdP9g8Ue6Fc.
CULTURA EDUCA: https://culturaeduca.cc/.
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EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO. “Cidade Educadora: conceito e histórico” Disponível aqui.
ELA – ESCOLA LIBERTÁRIA DE ARTES: https://www.facebook.com/elaescolalibertariadeartes/.
ESCOLA COMUNITÁRIA: https://linktr.ee/escolacomunitaria.
FAZENDINHANDO: https://www.fazendinhando.org/.
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FLANANTES: https://www.instagram.com/flanantes_/.
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Facilitação
FERNANDA EIRAS RUBIO
Possui formação técnica-profissionalizante em Art, Craft & Design pelo Liberties College. Licenciada em pedagogia pelo Instituto Singularidades e em artes visuais pela UNITAU. Especializanda em Educação Socioambiental e Sustentabilidade na UNIFESP/UMAPAZ e mestranda em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP. Trabalhou como artista comunitária no City Artsquad em Dublin e professora de Arte na rede estadual de ensino em São Paulo. Trabalhou como voluntária em fazendas orgânicas em Málaga pelo WWOOF. Idealizadora do projeto Escola Comunitária – Integração Escola e Comunidade na região da Aclimação na cidade de São Paulo. Participa do coletivo da revista City - analysis of urban change, theory, action do Reino Unido (chamada para submissões de trabalhos na seção Scenes Sounds Action: https://cityjournal.online/call-for-submissions/)
Coordenação
Pedro Cardoso Smith
FERNANDA EIRAS RUBIO
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: PESSOAS INTERESSADAS EM GERAL.
Vagas: 30.
Dias: 03, 10, 17 e 24 de agosto de 2023, quintas-feiras
Horário: 9h30 às 12h30.
Local: Campo Experimental - Parque Ibirapuera.
Endereço : Avenida IV Centenário - Portão 5, na altura do número 452 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000.
Inscrições encerradas.Mapa para Campo Experimental