Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso: O Bairro como Ambiente de Aprendizagem

 

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Curso: O Bairro como Ambiente de Aprendizagem
 

Dias: 05/10/2023 a 09/11/2023 ; quinta-feira
Horário: 9h30 às 12h30

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Descrição

Este curso busca compreender o bairro como ambiente de aprendizagem e sensibilizar os participantes sobre o lugar onde se vive, ampliando as possibilidades de ação para a sua transformação. O conceito de territórios de aprendizagem será apresentado com diversas experiências de territórios educativos em São Paulo, em outras cidades do Brasil e em outros países. O método investigativo da deriva (a qual permite que o meio urbano seja o guia em um procedimento psicogeográfico) será proposto para a identificação dos problemas e das potências sobre o local escolhido do bairro por cada participante. Como registro das percepções sobre o mesmo local será trazida a linguagem do zine (revistinhas artesanais em publicações independentes) como ferramenta de construção de narrativas da própria experiência – estes são considerados métodos integrativos. Partindo do compartilhamento das experiências nos territórios educativos como inspiração, assim como também na socialização da investigação e produção de zines pelos participantes, espera-se contribuir para uma maior sensibilização e apuração de percepções sobre o bairro como ambiente de aprendizagem e promover futuros aprofundamentos para uma cidadania mais ativa.


Conteúdo Programático

Encontro 1:
Roda de conversa com os participantes e apresentação do curso. Conceito de "territórios de aprendizagem", abordando as diversas experiências nos territórios educativos e discutindo sobre os problemas e as potências de cada lugar. Conversa sobre o método de deriva e a linguagem do zine como ferramenta de registro de narrativas.
(intervalo)
Proposta de deriva no bairro para experimentar o método proposto de investigação no bairro.
Socialização das derivas experienciadas no parque e conversa sobre planos de deriva e registros de investigação no bairro como atividade assíncrona de preparação para o próximo encontro.

Encontro 2:
Oficina experimental de zines para tatear as possibilidades da linguagem e suas ferramentas com os registros da deriva e investigação no bairro por cada participante e socialização das ideias e planos de continuidades.
(intervalo)
Produção de zines com a pesquisa sobre o bairro/lugar escolhido de cada participante.

Encontro 3:
Socialização dos zines produzidos como registros investigativos.
(intervalo)
Reflexão sobre o curso, processos na investigação, próximos passos/projetos futuros e organização da exposição de zines com exibição de um documentário escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e roda de conversa (para exibição pública de um documentário é necessária a autorização da direção e produção do documentário).

Encontro 4:
Preparação da exposição dos zines.
(intervalo)
Exibição de um documentário (escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e com a autorização da produção), roda de conversa e exposição dos zines – evento público.


Referência Bibliográfica

AMORIM, S.; FREITAS, L.. Territórios Educativos, Currículos de Resistência e Aquilombamentos em São Paulo. In: Coletivos Mulheres e Crianças em Movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. Organizadores Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito. São Paulo: FEUSP, 2021. Pág. 60-73

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL: https://www.monteazul.org/ptbr/

BAIRRO-ESCOLA RIO VERMELHO. “Bairro Escola Rio Vermelho em 2 minutos”. 

BELINDA CAI. “Zines: The Power of DIY Print (short documentary)”. 

CASA ECOATIVA

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA GUAIANÁS

COMPANHIA BUEIRO ABERTO. “Filme de bairro (documentário)”. 

CULTURA EDUCA

DEBORD, G.. Teoria da Deriva. Revista Internacional Situacionista, n.2, 1-12, 1958.

EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO. “Cidade Educadora: conceito e histórico”

ELA – ESCOLA LIBERTÁRIA DE ARTES

ESCOLA COMUNITÁRIA

FAZENDINHANDO

FERENZINI, A.. TV CULTURA. “Heliópolis Bairro Educador”. 2008.

FLANANTES

FRANCA, G. C. et al.. Educação a partir dos territórios: o papel dos coletivos sociais na relação escola-comunidade na metrópole de São Paulo. Anais do XIV

ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2021. 

GIANNELLA, V., & BATISTA, V. L. (2013). “Metodologias Integrativas: Tecendo Saberes e Ampliando a Compreensão”. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(3).

GOETTLICHER, N. Z.. Territórios em transformação: fatores que influenciam ações coletivas de uso e conservação de um espaço público. Dissertação. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. 

GOMES, E. M. G. P. et al.. Práticas Integrativas – Carta da Terra em Ação. 2014. UMAPAZ. 

GONZALÉZ, J. R.. BARON, N. (orgs.). Cultura territorial e innovación social: ¿Hacia un nuevo modelo metropolitano en Europa del Sur? Valência: Publicacions de la Universitat de València, 2018. 

GRANGEGORMAN COMMUNITY COLLECTIVE

LA CASA INVISIBLE

LESSA, A. & NUNES, E.. UFPE. "Vozes de Muribeca". 2015. 

MAASSEN, A.. WRI BRASIL. “Em Barranquilla, na Colômbia, parques urbanos revitalizaram uma cidade em decadência”

MUNIZ, C. R. (org.). Fanzines: Autoria, Subjetividade e Invenção de Si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO. “PERUS ONTEM E HOJE: A PERIFERIA É O CENTRO | LIBRAS”. Disponível em: https://youtu.be/- vcgWVAsmXk. PADILHA, M. do N.. Por uma Escola Sem Muros: O Turismo Pedagógico como Ferramenta de Apoio à Educação Básica. In: COSTA, A. D.;

PADILHA, M. N. & PEREIRA, T.F.P.D.. Territórios do Turismo: perspectivas de passados, presentes e futuros possíveis. Boa Vista: EditoraI OLE/ Rio de Janeiro: EdTur,2021, pp. 191-214. Disponível aqui.

QUEBRADA MAPS

RAIMUNDO, S. L.. Território, Cultura e Política: movimento cultura das periferias, resistência e cidadania desejada. Tese de Doutorado. FFLCH-USP. 2016. 

REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS. “Revolução dos Baldinhos - conhecendo a compostagem”.

ROGER BEATJESUS. “Fanzine Ouvidor - O Filme”. 

RUBIO, F. E.. Escola Comunitária – Integração Escola e Comunidade: mobilizar é transformar? : Percurso de experiências do ano de 2019 e adaptações em processo durante 2020 a partir da pandemia. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2021. ____________;

STEVOLO, P. L., e SANTOS, F. P. dos. Escola Comunitária: gerar conhecimento coletivo a partir de estudo do meio e pesquisa-ação como ferramenta para ativismos urbanos. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20, abril. 2021. 

SINGER, H.. Territórios Educativos: experiências em diálogo com o BairroEscola. Helena Singer (org.). — São Paulo: Moderna, 2015. 

THE IVEAGH TRUST

THE UGLY INDIAN

THOREAU, H. D.. Andar a pé. Ebooks Brasil. 

TRIGGS, T.. Fanzines. London: Thames & Hudaon Ltd., 2010.

TORRES, R. M.. Comunidade de Aprendizagem: A educação em função do desenvolvimento local e da Aprendizagem. Instituto Fronesis, 2001.

TRANSLAB

VALVERDE, R.. A transformação da noção de espaço público: a tendência à heterotopia no Largo da Carioca. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 

VITÓRIA, M. A ESTRANHA MENTE. “O que é um zine e porque você deve ficar de olho nele?”. 3 de mar 2020. 

ZERLOTTI, P. H. et al.. “O Zine como ferramenta de registro e resgate da cultura Terena”. PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS. 

Facilitação

FERNANDA EIRAS RUBIO

Possui formação técnica-profissionalizante em Art, Craft & Design pelo Liberties College. Licenciada em pedagogia pelo Instituto Singularidades e em artes visuais pela UNITAU. Especializanda em Educação Socioambiental e Sustentabilidade na UNIFESP/UMAPAZ e mestranda em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP. Trabalhou como artista comunitária no City Artsquad em Dublin e professora de Arte na rede estadual de ensino em São Paulo. Trabalhou como voluntária em fazendas orgânicas em Málaga pelo WWOOF. Idealizadora do projeto Escola Comunitária – Integração Escola e Comunidade na região da Aclimação na cidade de São Paulo.


 

Coordenação

Pedro Cardoso Smith

Fernanda Eiras Rubio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas em geral, todas as idades (menores, acompanhados)

Vagas: 35

Dias: 05, 19 e 26/10 e 09/11

Horário : 9h30 às 12h30

Local: PARQUE AUGUSTA - CASA DAS ARARAS

Endereço: R. Augusta, 200 - Consolação, São Paulo 

Certificado: Sim

Parceria: PARQUE AUGUSTA


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