Curso: O Bairro como Ambiente de Aprendizagem
Dias: 05/10/2023 a 09/11/2023 ; quinta-feira
Horário: 9h30 às 12h30
Descrição
Este curso busca compreender o bairro como ambiente de aprendizagem e sensibilizar os participantes sobre o lugar onde se vive, ampliando as possibilidades de ação para a sua transformação. O conceito de territórios de aprendizagem será apresentado com diversas experiências de territórios educativos em São Paulo, em outras cidades do Brasil e em outros países. O método investigativo da deriva (a qual permite que o meio urbano seja o guia em um procedimento psicogeográfico) será proposto para a identificação dos problemas e das potências sobre o local escolhido do bairro por cada participante. Como registro das percepções sobre o mesmo local será trazida a linguagem do zine (revistinhas artesanais em publicações independentes) como ferramenta de construção de narrativas da própria experiência – estes são considerados métodos integrativos. Partindo do compartilhamento das experiências nos territórios educativos como inspiração, assim como também na socialização da investigação e produção de zines pelos participantes, espera-se contribuir para uma maior sensibilização e apuração de percepções sobre o bairro como ambiente de aprendizagem e promover futuros aprofundamentos para uma cidadania mais ativa.
Conteúdo Programático
Encontro 1:
Roda de conversa com os participantes e apresentação do curso. Conceito de "territórios de aprendizagem", abordando as diversas experiências nos territórios educativos e discutindo sobre os problemas e as potências de cada lugar. Conversa sobre o método de deriva e a linguagem do zine como ferramenta de registro de narrativas.
(intervalo)
Proposta de deriva no bairro para experimentar o método proposto de investigação no bairro.
Socialização das derivas experienciadas no parque e conversa sobre planos de deriva e registros de investigação no bairro como atividade assíncrona de preparação para o próximo encontro.
Encontro 2:
Oficina experimental de zines para tatear as possibilidades da linguagem e suas ferramentas com os registros da deriva e investigação no bairro por cada participante e socialização das ideias e planos de continuidades.
(intervalo)
Produção de zines com a pesquisa sobre o bairro/lugar escolhido de cada participante.
Encontro 3:
Socialização dos zines produzidos como registros investigativos.
(intervalo)
Reflexão sobre o curso, processos na investigação, próximos passos/projetos futuros e organização da exposição de zines com exibição de um documentário escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e roda de conversa (para exibição pública de um documentário é necessária a autorização da direção e produção do documentário).
Encontro 4:
Preparação da exposição dos zines.
(intervalo)
Exibição de um documentário (escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e com a autorização da produção), roda de conversa e exposição dos zines – evento público.
Referência Bibliográfica
AMORIM, S.; FREITAS, L.. Territórios Educativos, Currículos de Resistência e Aquilombamentos em São Paulo. In: Coletivos Mulheres e Crianças em Movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. Organizadores Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito. São Paulo: FEUSP, 2021. Pág. 60-73
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL: https://www.monteazul.org/ptbr/
BAIRRO-ESCOLA RIO VERMELHO. “Bairro Escola Rio Vermelho em 2 minutos”.
BELINDA CAI. “Zines: The Power of DIY Print (short documentary)”.
CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA GUAIANÁS
COMPANHIA BUEIRO ABERTO. “Filme de bairro (documentário)”.
DEBORD, G.. Teoria da Deriva. Revista Internacional Situacionista, n.2, 1-12, 1958.
EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO. “Cidade Educadora: conceito e histórico”
ELA – ESCOLA LIBERTÁRIA DE ARTES
FERENZINI, A.. TV CULTURA. “Heliópolis Bairro Educador”. 2008.
FRANCA, G. C. et al.. Educação a partir dos territórios: o papel dos coletivos sociais na relação escola-comunidade na metrópole de São Paulo. Anais do XIV
ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2021.
GOMES, E. M. G. P. et al.. Práticas Integrativas – Carta da Terra em Ação. 2014. UMAPAZ.
GRANGEGORMAN COMMUNITY COLLECTIVE
LESSA, A. & NUNES, E.. UFPE. "Vozes de Muribeca". 2015.
MUNIZ, C. R. (org.). Fanzines: Autoria, Subjetividade e Invenção de Si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO. “PERUS ONTEM E HOJE: A PERIFERIA É O CENTRO | LIBRAS”. Disponível em: https://youtu.be/- vcgWVAsmXk. PADILHA, M. do N.. Por uma Escola Sem Muros: O Turismo Pedagógico como Ferramenta de Apoio à Educação Básica. In: COSTA, A. D.;
PADILHA, M. N. & PEREIRA, T.F.P.D.. Territórios do Turismo: perspectivas de passados, presentes e futuros possíveis. Boa Vista: EditoraI OLE/ Rio de Janeiro: EdTur,2021, pp. 191-214. Disponível aqui.
REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS. “Revolução dos Baldinhos - conhecendo a compostagem”.
ROGER BEATJESUS. “Fanzine Ouvidor - O Filme”.
THOREAU, H. D.. Andar a pé. Ebooks Brasil.
TRIGGS, T.. Fanzines. London: Thames & Hudaon Ltd., 2010.
TORRES, R. M.. Comunidade de Aprendizagem: A educação em função do desenvolvimento local e da Aprendizagem. Instituto Fronesis, 2001.
Facilitação
FERNANDA EIRAS RUBIO
Possui formação técnica-profissionalizante em Art, Craft & Design pelo Liberties College. Licenciada em pedagogia pelo Instituto Singularidades e em artes visuais pela UNITAU. Especializanda em Educação Socioambiental e Sustentabilidade na UNIFESP/UMAPAZ e mestranda em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP. Trabalhou como artista comunitária no City Artsquad em Dublin e professora de Arte na rede estadual de ensino em São Paulo. Trabalhou como voluntária em fazendas orgânicas em Málaga pelo WWOOF. Idealizadora do projeto Escola Comunitária – Integração Escola e Comunidade na região da Aclimação na cidade de São Paulo.
Coordenação
Pedro Cardoso Smith
Fernanda Eiras Rubio
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Pessoas interessadas em geral, todas as idades (menores, acompanhados)
Vagas: 35
Dias: 05, 19 e 26/10 e 09/11
Horário : 9h30 às 12h30
Local: PARQUE AUGUSTA - CASA DAS ARARAS
Endereço: R. Augusta, 200 - Consolação, São Paulo
Certificado: Sim
Parceria: PARQUE AUGUSTA
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