Branquitude em Foco: Perspectivas Educomunicativas - Virtual
Dias: 24/11/2023 a 15/12/2023 ; sexta-feira
Horário: 08h às 10h
Descrição
A presente proposta formativa busca promover discussões e reflexões acerca dos sentidos identitários construídos com linguagem verbal e visual. Por meio de um processo educomunicativo, serão realizadas provocações sobre a construção da identidade étnico-racial no mundo, com especial enfoque crítico à branquitude.
Conteúdo Programático
Partindo do princípio de que a produção de narrativas a respeito de si próprio pode colaborar para que sejam construídas as identidades étnico-raciais dos indivíduos, este curso se fundamenta em três pilares:
1. O de linguagem e produção de sentido, com importante enfoque em músicas e produções audiovisuais;
2. O de princípios educomunicativos para balizar tanto a teoria como as práticas da atividade;
3. O de construção de identidade étnico-racial, com destaque para o que significa ser branco no mundo.
O paradigma da Educomunicação auxilia em qualquer processo de construção coletiva do conhecimento, ou seja, neste caso, pode auxiliar, de grande forma, para a aplicação de um curso que abordem possibilidades de práticas de comunicação não-violenta. Afinal, vivemos em uma sociedade profundamente individualizada e mediatizada, por isso a necessidade de encontros formativos que possam desconstruir e problematizar essas práticas, por meio do diálogo e do relacionamento interpessoal.
Referência Bibliográfica
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BRUNER, J. e WEISSER, S. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, D. R. e TORRANCE, N. Cultura escrita e oralidade. Trad. SIQUEIRA, Valter Lellis. São Paulo: Ed. Ática, 1995.
CASHMORE, Ellis. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 2000.
CIARLINI, Norma V. Leite. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Publicado em 22/12/2007. Disponível em:
Facilitação
Paola Prandini é Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista. Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da Witwatersrand University, na África do Sul. Co-fundadora e diretora da empresa social AfroeducAÇÃO e da consultoria Afeto. Sócia-fundadora e Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), também faz parte do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP. Autora dos livros “Cruz e Sousa”, publicado pela Selo Negro Edições (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida”, editado pela Letramento (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012) e cotradutora de “Batidas, rimas e vida escolar: Pedagogia Hip-Hop e as políticas de identidade”, publicado pela Editora Vozes (2014). Formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde 2009, com foco na interface de Educomunicação e Equidade Racial.
Coordenação
Andrea de Almeida Bossi
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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Sobre
Público: Pessoas interessadas nas temáticas étnico-raciais e educomunicação
Vagas: 50 vagas
Dias: 24/11/23, 01/12/23, 08/12/23, 15/12/23"
Horário : 08h às 10h
Local: O link será enviado posteriormente para os inscritos no curso
Certificado: Participação em 75% das aulas.
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