Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Cromoterapia na Prática - Qual Cor é Mais Indicada Para Você?

topo

Cromoterapia na Prática - Qual Cor é Mais Indicada Para Você?
 

Dia: 27/11/2023, segunda-feira.
Horário: 9h às 12h

Inscrições encerradas.

Descrição

Cromoterapia é uma palavra de origem grega, da união entre “kromos” (cor) e “terapheia” (terapia) consiste em uma técnica que utiliza cores para harmonização da mente e do corpo, ou seja, das disfunções orgânicas e emocionais. A sua origem é bem antiga, pois já era usada nas antigas civilizações do Egito, onde teve seu início, por volta de 3000 a C, da Índia, da China e da Grécia. Desde aqueles tempos, as fontes de luz naturais são amplamente utilizadas com fins terapêuticos. A luz do sol, por exemplo, que já era utilizada, antigamente, para fins terapêuticos, continua a ser de grande valor para a saúde mental. No Egito, os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores utilizando-se de flores e pedras preciosas. Cada cor tem um comprimento de onda diferente e a cromoterapia baseia-se no efeito eletromagnético nos diferentes pontos energéticos do organismo. Tem como alicerce o fato de que o corpo físico adoece quando ocorre um desequilíbrio energético. Neste tratamento são utilizadas as sete cores do arco-íris, sendo que cada uma age diretamente em um ponto, como, por exemplo, a luz azul, que atua no sistema nervoso, para restabelecer a tranquilidade e a calma. A vibração de uma cor, além de percebida pela visão, tem impacto sobre todos os sistemas e órgão do corpo que reagem a essas frequências.

Desde 1976, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) para abordagens integrativas de medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) e medicina convencional em relação a políticas, conhecimentos e prática.  Assim, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS) o Ministério da Saúde publica a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) e os recursos terapêuticos para prevenir doenças e recuperar saúde, que foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS) foram: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, e Termalismo Social/Crenoterapia. No Brasil, somente em 2018, a cromoterapia passa a integrar o rol das (PICs) à medicina tradicional, no Sistema Único de Saúde. Este recurso terapêutico é utilizado em vários países, por meio de lâmpadas coloridas, luz do sol, contato com a natureza, cores do ambiente, dos alimentos, aparelhos específicos, cristais e expressão artística.

 

Conteúdo Programático

Conceito de Cromoterapia;

Espectro das Cores;

Teoria das Cores;

Ação de cada cor no organismo;

Efeito das cores no cérebro;

Tratamentos específicos;

A roda das cores;

Fontes das cores.

 

 

Facilitação

Marcelo Spiandon
Cirurgião dentista formado pela Faculdade de Odontologia da USP; Pós-Graduado em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz; Pós-Graduado em Doenças Negligenciáveis pela Fiocruz e Pós-graduado em Implantodontia pela Associação Paulista dos Cirurgiões-dentistas de Guarulhos. Possuo Nível de Mestre nas seguintes terapias: Reiki Usui Ryoho e em Karuna Reiki. Radiestesista, cromoterapeuta, terapeuta floral e auriculoterapeuta. Realiza capacitações em Cromoterapia, reiki, radiestesia e radiônica, auriculoterapia e florais de Bach. Gerente CPN São Mateus. Coordenadoria Regional de Saúde Leste.


 

Coordenação

Ruth Weg

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas.

Vagas: 50 

Dia: 27 de novembro de 2023

Horário: das 9h às 12h

Local: CEA - UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A



 Inscrições encerradas.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •