Palestra
Como lidar com conflitos no ambiente educacional?
Descrição
Abordaremos aspectos diferentes do grande tema “Como lidar com conflitos por meio do diálogo no ambiente escolar” dentro de uma lógica antipunitivista e não judicializante.
Objetivo
Contribuir para a formação de pessoas na atuação em resolução de conflitos e cultura de paz.
Conteúdo programático
Temas abordados:
• Conflito, violência e cultura de paz na escola - desconstruindo nosso olhar: patologização, criminalização, discriminações veladas, família desestruturada;
• Diálogos na escola são possíveis? Cuidados para abrir espaços de diálogo;
• Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa na escola;
• Escola inclusiva, estamos compreendendo o que é?;
• Mídias sociais e tecnologias na escola.
Coordenação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas.
Facilitação
Ana Lúcia Prado Catão.
Educadora em Direitos Humanos, consultora na implementação de processos conversacionais, colaborativos e reflexivos (mediação de conflitos e justiça restaurativa) em instituições e coletivos. Uma buscadora com visão integral do ser humano, desenvolve abordagens que permitam aos sujeitos realizarem mudanças paradigmáticas nos seus modos de ser e estar no mundo, na relação consigo e com o outro.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Pessoas interessadas.
Vagas: Livre.
Horário: 17:00 às 19:30.
Certificado: Presença durante a palestra.
Plataforma: Microsoft Teams.
Atividade é uma trilha formativa com 4 palestras diferentes relacionadas ao tema "Como lidar com conflitos no ambiente educacional?". As inscrições para cada data são independentes.
Turma do dia 29/05:
Título: O Amor nas relações educacionais
Descrição: Para além de um sentimento íntimo, o amor é político.
Com base na leitura da obra Tudo sobre o amor, de Bell Hooks, vamos explorar como o amor atravessa as relações entre todos na escola e pode ser resposta para a violência que atravessa o cotidiano escolar.
Como isso se relaciona com a Mediação de Conflitos?
Turma do dia 19/06:
Título: Medo e Esperança na convivência escolar
Descrição: Esses dois sentimentos sociais e também muito íntimos são capazes de grandes (i)mobilizações nas relações cotidianas e se expressam nos mais variados detalhes do cotidiano escolar.
A Mediação de Conflitos nos permite olhar honestamente para eles e nos ferramenta para tomar posição: com qual desses sentimentos queremos andar de mãos dadas?
Turma do dia 03/07
Título: Sofrimento e Acolhimento no convívio escolar
Descrição: Temos visto cada vez mais presente o sofrimento na escola. Diante dele, a impotência com a complexidade das situações, o peso do cotidiano, o adoecimento se presentificam.
Como será pensar a perspectiva do acolhimento na escola? Em que medida a Mediação de Conflitos e a Justiça Restaurativa nos apresentam recursos para isso?
Turma do dia 07/08
Título: O Individual e o Coletivo na escola: um convite a uma Cultura de Conversa
Descrição: A escola é composta de vários agrupamentos de pessoas que trabalham e estudam sob o mesmo teto. Em boa parte, o que prevalece é a perspectiva individual. Como será pensar e atuar a partir do coletivo na escola?
Mediar conflitos vai além de colocar 2 indivíduos para conversar diante de um conflito. São multiversos que se encontram e expressam sobre seus contextos e laços.