Curso
Formação de Agentes Socioambientais Urbanos
Data: 07/05/2024 a 27/07/2024. Terça-feira, quinta-feira e alguns sábados.
Horário: 18:30 às 22:00.
Descrição
Ao abrir as inscrições para 19ª turma da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, o Programa Carta da Terra em Ação convida você para o exercício de se abrir às diferentes visões de mundo e questionar os padrões impostos pela sociedade.
Para formar a nova turma do Carta, buscamos aquelas pessoas que estejam dispostas a improvisar! Não no sentido de fazer às pressas, sem planejamento, sem preparação, mas sim que queiram desenvolver a capacidade de olhar para o todo e ver algo novo. Que queiram transformar a realidade da cidade a partir dos múltiplos aspectos e potenciais que estão disponíveis nos territórios.
Improvisar vem de improvisus, que traz a ideia de que podemos olhar para São Paulo, reorganizar seus elementos e produzir uma nova realidade. Uma realidade que saiba lidar com a pluralidade das demandas dos diversos segmentos, que saiba mediar conflitos e que promova bem-estar para todas as formas de vida.
Como diria o biólogo Jean Rostand, “refletir é desarrumar os pensamentos”. Esse é o desafio: desarrume seus padrões! Embarque conosco na Complexidade, abandonar a cidade que aflora como espaço das desigualdades, das fragmentações e das oposições binárias. Que tal o convite de ser protagonista na cidade que emerge como lugar das possibilidades?
Objetivo
Contribuir na ativação da cidadania, fomentando uma rede de cidadãos preparados para atuar enquanto agentes socioambientais urbanos, abertos a percorrer um processo de aprendizagem contínuo e integrado. Busca o fomento da participação, a formação de coletivos e a incorporação da cultura de paz.
Metodologia
Metodologias ativas para construção de conhecimento e saídas temáticas.
Conteúdo programático
A Formação de Agentes Socioambientais Urbanos é dividida em um Módulo Introdutório e cinco Ciclos de Aprendizagem. Cada Ciclo traz elementos que, combinados, constroem uma teia de possibilidades para a transformação socioambiental da cidade. Eles aparecem de forma não sequencial, entrelaçados, convidando-nos ao aprendizado em espiral.
Módulo Introdutório:
- Carta da Terra no atual contexto global
- A Cidade de São Paulo
- Educação Ambiental na formação de coletivos
- Territórios Educativos
Ciclo Bases para Atuação Socioambiental:
- Valores para convivência
- Espaço Urbano e a História das Cidades
- Educação política como instrumento de transformação
- Economia e Economia Solidária
- Tolerância na formação da subjetividade
Ciclo A Cidade de São Paulo:
- Agenda ambiental no ordenamento territorial
- É possível construir pontes numa cidade tão diversa?
- Mobilidade Urbana: espaço, ambiente e equidade
- Racismo estrutural no desenho urbano
- Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
- Biodiversidade na Cidade de São Paulo
- Agroecologia e a produção de orgânicos em São Paulo
- Energia, Desenvolvimento e Mudanças do Clima
Ferramentas para atuação socioambiental:
- Pedagogia da Cooperação
- Necessidade Humanas Universais e o Diálogo
- Roda de Conversa: Instituições que transformam seus territórios
- Comunicação Não Violenta
- CANVAS - Qual a dor da sua comunidade?
- A Importância do Mapeamento
- Metodologias Integrativas
Experiências de transformação na cidade:
- Onde estão os córregos da cidade?
- Memória Coletiva e Apagamento de Memórias
- Visita Cooperativa de Reciclagem
- Vem Passarinhar
- Visita à Aldeia Indígena
Coordenação
Débora Pontalti Marcondes.
Facilitação
Bióloga, bacharel em Turismo e mestre em cidades inteligentes e sustentáveis. Há vinte anos atuando como educadora ambiental na Prefeitura de São Paulo, traz forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória e em cidadania ativa. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa.
Geógrafa e educadora ambiental, formada nos 12 anos como educadora e coordenadora de projetos pela UMAPAZ. Hoje já são 15 anos de atuação na elaboração, gestão e execução de projetos de transformação socioambiental. Especialista em Sustentabilidade, tem se debruçado em praticar a educação transformadora e a cultura de paz. Atualmente é coordenadora de projetos na Cidade Escola Aprendiz, onde apoia a elaboração e revisão de Projetos Político-Pedagógicos, através das premissas de participação e transição para sociedades sustentáveis.
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.
Empresário, nascido em São Paulo, foi presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas. É pós-graduado em administração de empresas, e, à frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Initiative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Membro dos Conselhos de Organizações não governamentais como Instituto Ethos e UniEthos, IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade. Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo. Foi um dos pioneiros em disseminar a Carta da Terra no Brasil. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável. Foi vereador da cidade de São Paulo, e acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão.
Pesquisador e educador. Cursou gestão de políticas públicas com especialização em políticas culturais (USP), tem mestrado e doutorado em planejamento e gestão do território (UFABC). Atualmente faz seu pós doutorado e está como um dos coordenadores no LabCidade - FAU USP. Também atua na formação de 22 jovens pesquisadores no observatório "De Olho na Quebrada", projeto da UNAS Heliópolis.
Integrante da equipe da Escola da Cidadania no Instituto Pólis, focando sua atuação nas áreas de cidadania cultural, juventude e participação. Ao longo de sua trajetória, tem gerenciado diversos projetos culturais e educativos, desempenhando um papel crucial na promoção do direito à cultura e à cidade. Atua como agitadora cultural na zona leste de São Paulo, sendo parte integrante do Periferia Preta, coletivo que exerce um papel fundamental na promoção e valorização da memória e produção cultural preta, LGBTQIAPN+ e periférica por meio de atividades artísticas e (per)formativas.
Professor e ambientalista com formação em pedagogia e biologia, mestrado e doutorado em educação ambiental. Diretor do departamento de educação ambiental e cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Mestre em Políticas Públicas (UFABC), especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Desenvolvimento Local (ENAP), graduada em Relações Internacionais (PUC-SP) e graduanda em Direito (USP). Trabalha há 10 anos como Analista de Políticas Públicas. Já atuou no Ministério da Educação, na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, da Secretaria de Governo Municipal de São Paulo e na Secretaria Executiva de Relações Institucionais, da Secretaria Municipal da Casa Civil de São Paulo. Atualmente, é Diretora da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ), da UMAPAZ, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Além da atuação na Prefeitura de São Paulo, é consultora em temas de sustentabilidade, coordenadora Pedagógica do Getussp e instrutora de cursos sobre ODS e gestão.
Formada em Gestão de Turismo pela FATEC SP, é guia de turismo cadastur. Atua com turismo histórico-cultural em São Paulo e tem como linha de estudo os rios, as ruas e as estátuas da cidade. Articula projetos de mobilidade em meio urbano principalmente na periferia e acredita na bicicleta como ferramenta de acesso aos territórios. Também atua com poesia e circo, acredita no riso como ferramenta para transformação e utiliza de artefatos da cultura popular brasileira para a sensibilização das pessoas. Tem algumas formações livres na área da biologia, geografia e história e entende o estudo do meio como uma forma de construção de uma sociedade mais sustentável no eixo ambiental e social.
Facilitadora de Cursos sobre a Carta da Terra e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovidos pelo Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com UPeace. Idealizadora do Programa Carta da Terra: Formação de Agentes Socioambientais, da UMAPAZ. Atual Conselheira e ex-Diretora da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Conselheira da Associação Saúde da Família e da Aliança pela Infância. Organizadora da coletânea Educação para o Desenvolvimento Sustentável Metodologias e Experiências e do livro on-line Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso. Autora de capítulos de livros e de artigos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável e outros temas. PHD em Saúde Pública (USP) e Mestre em Ciências da Comunicação (USP).
Atua com economia solidária e grupos autogestionários desde 1999 tendo passado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e pelo Núcleo de Economia Solidária da USP. Hoje faço parte da equipe do Instituto Chão.
Humberto Dantas, cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Pesquisador da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e pós-doutor pela FGV-SP em Administração Pública. Consultor de educação do CLP e coordenador do curso de Ciênêcia Política da FESP-SP. Analista Político da 4E Consultoria Econômica. Professor da Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e de cursos de pós-graduação em organizações como Damásio (Direito Eleitoral), Singularidades-CLP e Católica de Salvador. Comentarista político da Rede Vida de TV, entrevistador da plataforma Um Brasil, coordenador do blog Legis-Ativo do Estadão, onde também apresenta seu podcast, e colunista do portal da Revista Problemas Brasileiros e do Broadcast Polítiico da Agência Estado. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer, do Politize, da Escola Comum e diretor do Movimento Voto Consciente. Consultor de empresas nas áreas de educação política e relações governamentais.
Comunicadora social, mãe, sócia no B9 e co-Fundadora da plataforma de inovação social que articula diálogos de peito aberto para criar impacto positivo, real e sustentável, na vida das pessoas e das organizações. Teve trabalhos premiados no The Webby Awards na categoria documentário em 2019, foi finalista no prêmio Troféu Mulher Imprensa 2021, Prêmio iBest 2020, Top podcasts Apple e Spotify 2019, 2020, 2021. Já foi speaker em eventos como TEDx Campinas e FestivalPath e em 2017, foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras do Brasil pela ONG Think Olga.
Artista audiovisual, gestora de projetos culturais e arte-educadora. Criadora e diretora da premiada série “Atunko Ilú Obá De Min” que foi vencedora como melhor WebSerie de Diversidade no RioWeb Fest 2020, representou o Brasil no Diversity in Cannes na França (2021), e foi indicada em 2021 como Melhor WebSerie Documental nos Festivais de Montreal/Canadá, da Nova Zelândia e de Bilbao na Espanha. É autora do livro, "Avaliar verbo transitivo" e atua na coordenação do ecossistema do bloco afro Ilú Obá De Min. Daiane dedica-se a processos criativos colaborativos, buscando diálogo entre histórias com temas sociais, narrativas negras, femininas e criações em animação.
Graduada em Educação Física, pós-graduada em Jogos Cooperativos e com formação em Danças Circulares. Desde 2004 participa da coordenação da pós-graduação em Jogos Cooperativos e da expansão desse curso para uma pós-graduação em Pedagogia da Cooperação, hoje presentes em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante 29 anos, foi professora de Educação Física, em uma escola que privilegiava a formação humana do indivíduo. Todos esses desdobramentos ajudaram a torná-la quem é. A convivência diária é um aprendizado constante.