Curso
Mulheres que Correm com Lobos: Emancipação Feminina, Psicologia Junguiana e Comunicação Não-Violenta
Data: 16/08/2024 a 11/10/2024. Quinzenalmente às sextas-feiras. On-line
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Tendo em vista contexto sociocultural atual, em que as relações muitas vezes são marcadas por desigualdades sociais diversas, discriminação, ausência de vínculos sadios, individualismo, competição, resolução de conflitos por meio da violência, a precarização da qualidade do diálogo por conta das influências do uso indiscriminado das redes sociais, bem como o índice de violência alarmante nas escolas, é de suma importância a disseminação de práticas que promovam a construção de relacionamentos pautados pela Cultura de Paz, resgatando de fortalecendo valores como a cooperação, afetividade, o cuidado coletivo, respeito à diversidade, bem como que estimulem o uso do diálogo para troca de experiências e a resolução pacífica de conflitos.
Objetivo
Refletir sobre a forma como construímos a identidade feminina/masculina, identificar quais os condicionamentos, rótulos, obrigações que nos ligam a comportamentos associados e esses papéis sociais que têm dificultado o estabelecimento de relações mais harmoniosas, autenticas e enriquecedoras.
Metodologia
Rodas de conversa, leitura e discussão de textos, exercícios teóricos e práticos, apresentação de vídeos, contação de histórias.
Bibliografia
BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. Círculos Em Movimento: Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa. Disponível em: http://www.circulosemmovimento.org.br
BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. No Coração da Esperança – Guia de Práticas Circulares. Centro de justiça Restaurativa da Sulffolk University, 2011.
ESTES, Clarissa Pinkola. Mulheres que Correm com os Lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Editora Rocco, 1994
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
GUGGENBÜHL-CRAIG, Adolf. O abuso do poder na psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. Paulus, 2008.
LEU, Luci. Nonviolent Communication Companion Workbook: A Practical Guide for Individual, Group, or Classroom Study. PuddleDancer Press, 2003.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos do humano–Do patriarcado à democracia. 2004.
ROGERS, Carl Ransom. Um jeito de ser. EPU, 2007. ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. In: Psicologia e Pedagogia. Martins Fontes, 1982.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação NãoViolenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006.
Conteúdo programático
1. Apresentação do livro Mulheres que Correm com Lobos e das histórias como medicinas da psique.
2. Apresentação das bases da teoria Junguiana e da Comunicação Não-Violenta
3. A Mulher-Lobo
4. Barba Azul
5. Vasalisa, a Sabida
6. A Mulher Braba
7. O patinho feio
8. Limites da Raiva e do Perdão
9. Sexualidade Sagrada
10. Retorno ao próprio Self
Coordenação
Ruth Weg.