Curso
Mudanças Climáticas em Cena
Data: 15/07/2024 a 17/07/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 16:00.
Descrição
A gravidade representada pelo aquecimento global exige ações emergenciais de amplo esclarecimento e de combate ao negacionismo sobre a atual crise ambiental e a real ameaça de extinção da humanidade e de outras espécies vivas para que medidas rápidas e efetivas de redução das emissões de carbono, entre outras, sejam prioridade nas agendas de diferentes esferas do poder público e privado. Em outras palavras, o investimento em Educação nunca foi tão urgente e nunca teve um propósito tão claro!!
Com a intenção de somar esforços nessa empreitada, elegeu-se o cinema e a linguagem audiovisual para abordar os impactos das mudanças climáticas, tendo em vista a formação de um olhar e de um pensamento mais crítico sobre um paradigma que se fez hegemônico e que atualmente encontra-se em crise, e, ao mesmo tempo, um olhar e um pensamento mais sensível e aberto a novas utopias.
Ao optar pelo cinema e pela linguagem audiovisual, não se faz apenas como forma de expressão cultural, mas também, e primeiramente, como meio de representação (re-presentação). Através de uma produção cinematográfica, algo real percebido ou simplesmente imaginado é recriado por seus autores. E, por meio de suas obras, seja em formato de documentário ou de ficção, muito do que somos pode ser mais bem compreendido, assim como aquilo que verdadeiramente se quer pode ser revelado.
Objetivo
Geral:
O objetivo do curso é conscientizar os participantes sobre a necessidade de prevenção às emergências climáticas, entendendo os desafios impostos pelo negacionismo científico e explorando o cinema como uma poderosa estratégia para abordar questões socioambientais.
Específicos:
* Compreender, por meio de obras cinematográficas diversas, os elementos narrativos que, historicamente, foram construídos para representar o homem em relação com o meio ambiente, levando o cursista a pensar criticamente sobre nossas atuais escolhas pessoais e coletivas.
* Explorar diferentes gêneros cinematográficos – faroeste, comédia dramática, suspense, ficção científica, documentário e animação – para refletir como o cinema tem abordado as questões ambientais desde a busca pelo “Eldorado” nas Américas, passando pela crise da civilização, pela perda da biodiversidade, pelo eminente colapso climático até a retomada das relações com a ancestralidade perdida e com a dimensão sagrada da Terra.
* A partir da reflexão crítica estimulada pelo cinema sobre as questões ambientais, gerar escolhas e atitudes mais apropriadas aos novos tempos.
Metodologia
O Curso que ora se propõe utilizar-se-á do método ativo participativo e da técnica exposição dialogada, ou seja, apresentação teórica e de exemplos práticos, mesclados com comentários e iniciativas que se referem ao tema.
Versão presencial:
1) exposições dialogadas dos conteúdos, apoiadas em material didático próprio (.PPT) e em trechos de filmes e/ou curtas metragens pertinentes; 2) vivências e debates; 3) simulação de cineclube (um dia do curso); 4) Indicação de filmes e leituras complementares.
Versão online:
1) Atividades síncronas: exposições dialogadas dos conteúdos, apoiadas em material didático
próprio (.PPT) e em trechos de filmes e/ou curtas metragens; 2) Atividades assíncronas: leituras complementares e participação em fóruns de debate; 3) Atividades presenciais: participação em duas sessões do CINEDEBATE
Conteúdo programático
1. PANCLIMA, UMAPAZ e Educação para as mudanças climáticas: contextualização do processo formativo.
Educação, cultura cinematográfica e meio ambiente.
2. Olhares sobre meio ambiente: olhar científico, olhar romântico, olhar alienado, olhar nativo,
olhar contemplativo, olhar arrogante, olhar distópico e outros possíveis.
3. Simbologias recorrentes na produção cinematográfica: a natureza perdida e a utopia da
natureza recuperada.
4. Cinema ambiental no Brasil.
5. Educação Ambiental, infância e cinema.
6. Ativismo/artivismo ambiental e cinema.
Cinema e expansão da consciência ambiental
Coordenação
Ricardo Fraga Oliveira, Maria Paula Marcondes Flit.
Facilitação
SILENE DE ARAUJO GOMES LOURENÇO.
Licenciatura em História, Mestrado em Comunicação e Doutorado (incompleto) em Ciências da Comunicação. Área de pesquisa: Educomunicação. Atuou em projetos de extensão promovidos pelo Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP). Possui longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e superior da Rede Pública e Particular de Ensino e como formadora de professores e assessoria de projetos de Educomunicação (NCE- ECA-USP; SMESP) e Educomunicação Socioambiental (SEURBS/SJC). Foi produtora de conteúdo, tutora e coordenadora do Curso Mídias na Educação (SP/2007-2013): parceria entre o MEC - Ministério da Educação, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação (ECA-USP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Coletivo Janela Aberta Cinema & Educação e do Coletivo de Educação Ambiental do Vale do Paraíba.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade. Portanto, quando nível superior, todas as carreiras estão abrangidas
Vagas: 60.
Data: 15/07/2024 a 17/07/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira.
Dias: 15/07, 16/07 e 17/07.
Horário: 09:00 às 16:00.
Local: CEA UMAPAZ.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitânia, São Paulo. Parque Ibirapuera - Acesso através do portão 7A
Certificado: Os participantes serão submetidos a uma avaliação em grupo que consistirá de uma análise crítica e de possível proposta de solução a um problema ao final do curso. A nota mínima necessária desta avaliação para a obtenção do Certificado expedido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz – UMAPAZ é de seis (6,0), além de cumprir a frequência mínima de 75% das aulas e o preenchimento do formulário “Avaliação do Curso”.
Curso validado: Confira carreiras contempladas clicando aqui.