Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Arte e Ecologia: Movimentos, Linguagens e Experimentações

Curso

Arte e Ecologia: Movimentos, Linguagens e Experimentações

Data: 19/06/2024 a 24/07/2024. Quarta-feira.
Horário: 17:30 às 20:30.

INSCREVER-SE

Descrição

Este curso busca inspirar os participantes por meio dos movimentos artísticos da arte e ecologia e das possibilidades nas linguagens da arte, caminhos para abordar as questões sobre a degradação ambiental, e tem o papel mobilizador de promover experimentações artísticas em arte ambiental. Consequentemente, os participantes desenvolvendo investigações e produções de expressões artísticas sobre os temas socioambientais, potencializam as sensibilizações, a ampliação de repertórios e a multiplicação das discussões.

Objetivo

Inspirar os participantes com diferentes formas de mobilização para questões ambientais, por meio dos movimentos da arte e ecologia.

- Experimentar as possibilidades da arte ambiental com as principais linguagens artísticas (artes visuais, música, dança e teatro).
- Promover investigações artísticas sobre temas socioambientais.
- Potencializar sensibilizações, ampliação de repertórios e multiplicações das discussões.

Metodologia

Para inspirar os participantes com diferentes formas de mobilização para questões ambientais, por meio dos movimentos da arte e ecologia, serão apresentados slides com a história dos movimentos, conceitos, artistas no Brasil e em outros países, projetos e coletivos.
Antes das oficinas de experimentações com algumas possibilidades da arte ambiental (pintura com pigmentos naturais, gravação de paisagem sonora, dança circular dos elementos da natureza e improvisações de teatro do oprimido), será realizada uma introdução com as especificidades de cada linguagem artística, separas por encontro (artes visuais, música, dança e teatro), e relacionadas às temáticas socioambientais.
Como caminho de promover investigações artísticas sobre temas socioambientais, será proposto um projeto de expressão artística assíncrono.
E para potencializar sensibilizações, ampliação de repertórios e multiplicações das discussões, no encontro final artistas, projeto e ou coletivo será convidado pelos participantes do curso para uma roda de conversa, também uma exposição com os trabalhos do curso será organizada para socializar as produções.

Conteúdo programático

Encontro 1:
• Apresentação da proposta do curso e dos participantes.
• Apresentação de slides com a história dos movimentos da Arte e Ecologia, seus conceitos, artistas brasileiros, de outros países, projetos e coletivos.
Encontro 2:
• Artes Visuais: linguagens, elementos, movimentos, artistas e materialidades (slides).
• Introdução à pintura com pigmentos naturais (slides).
• Oficina de pintura com pigmentos naturais.
Encontro 3:
• Música: gêneros, elementos, movimentos, artistas e instrumentos (slides).
• Introdução às paisagens sonoras (slides).
• Oficina de paisagem sonora no entorno.
Encontro 4:
• Dança: gêneros, elementos, movimentos, artistas e materialidades (slides).
• Introdução à dança circular (slides).
• Oficina de dança circular dos 4 elementos da natureza (água, terra, ar e fogo).
Encontro 5:
• Teatro: tipos, elementos, movimentos, artistas e materialidades (slides).
• Introdução ao teatro do oprimido (slides).
• Oficina do teatro do oprimido.
Encontro 6:
• Roda de conversa com artistas, projeto e ou coletivo da área da arte e ecologia escolhido pelos participantes do curso.
• Exposição dos trabalhos desenvolvidos no curso (nas oficinas durante os encontros e na investigação e produção artística como atividade assíncrona).

Coordenação

Pedro Cardoso Smith.

Facilitação

Fernanda Eiras Rubio.

Fernanda Eiras Rubio possui formação técnica profissionalizante em Arte e Design pelo Liberties College. Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e em Artes Visuais pela UNITAU, e com especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade pela UNIFESP/UMAPAZ. Estudante de pós-graduação no programa em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP. Trabalhou como artista comunitária no City Artsquad em Dublin e atualmente é professora de Arte na rede estadual de ensino em São Paulo. Trabalhou como voluntária em fazendas orgânicas em Málaga pelo WWOOF. Idealizadora do projeto Escola Comunitária – Integração Escola e Comunidade na região da Aclimação na cidade de São Paulo. Participa do coletivo da revista City - Analysis of Urban Change, Theory, Action do Reino Unido.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas em geral

Vagas: 40.

Data: 19/06/2024 a 24/07/2024. Quarta-feira.

Horário: 17:30 às 20:30.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitânia, São Paulo. Parque Ibirapuera - Acesso através do portão 7A

Certificado: Presença mínima de 75%


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •