.png)
Palestra
Palestra Aberta - Arte e Ecologia: Movimentos, Linguagens e Experimentações
Data: 19/06/2024. Quarta-feira.
Horário: 17:30 às 20:30.
Descrição
No encontro, a proposta da palestra será apresentada, e os participantes serão convidados a se apresentarem de forma breve. Slides introdutórios ao curso serão apresentados, com a história dos movimentos da Arte e Ecologia e seus conceitos (land art, arte ambiental, arte in fluxus, entre outros); assim como artistas brasileiros (Helio Oiticica, Vik Muniz, Mundano, Uýra Sodoma, etc.), e de outros países (Agnes Denes, Robert Smithson, Joseph Beuys, Frans Krajcberg, etc.), além de projetos e coletivos (Movimento de Arte e Pensamento Ecológico, Museu Baldio, Avant Garden, entre outros) envolvidos na temática, unindo as linguagens da arte com as questões ambientais por meio de diversas experimentações.
Objetivo
Inspirar os participantes com diferentes formas de mobilização para questões ambientais, por meio dos movimentos da arte e ecologia.
Metodologia
Palestra expositiva estimulada por atividades conjuntas
Conteúdo programático
Este curso busca inspirar os participantes por meio dos movimentos artísticos da arte e ecologia e das possibilidades nas linguagens da arte, caminhos para abordar as questões sobre a degradação ambiental, e tem o papel mobilizador de promover experimentações artísticas em arte ambiental. Consequentemente, os participantes desenvolvendo investigações e produções de expressões artísticas sobre os temas socioambientais, potencializam as sensibilizações, a ampliação de repertórios e a multiplicação das discussões.
Coordenação
Pedro Cardoso Smith.
Facilitação
Fernanda Rubio.
Fernanda Eiras Rubio possui formação técnica profissionalizante em Arte e Design pelo Liberties College. Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e em Artes Visuais pela UNITAU, e com especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade pela UNIFESP/UMAPAZ. Estudante de pós-graduação no programa em Mudança Social e Participação Política na EACH-USP. Trabalhou como artista comunitária no City Artsquad em Dublin e atualmente é professora de Arte na rede estadual de ensino em São Paulo. Trabalhou como voluntária em fazendas orgânicas em Málaga pelo WWOOF. Idealizadora do projeto Escola Comunitária – Integração Escola e Comunidade na região da Aclimação na cidade de São Paulo. Participa do coletivo da revista City - Analysis of Urban Change, Theory, Action do Reino Unido.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Qualquer pessoa interessada
Vagas: 20.
Data: 19/06/2024. Quarta-feira.
Horário: 17:30 às 20:30.
Local: CEA UMAPAZ.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Certificado: Presença
Parceria: ICLEI.
INSCREVER-SE