Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Represas Billings e Guarapiranga e o Transporte Hidroviário para a Cidade de São Paulo

Curso

Represas Billings e Guarapiranga e o Transporte Hidroviário na Metrópole

Data: 02/09/2024 e 09/09/2024. Segunda-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.

INSCREVER-SE

Descrição

A navegação fluvial foi fundamental na origem da Cidade de São Paulo, tendo sido o caminho para a colonização e persistido nos principais rios, como o Tietê e o Pinheiros, até meados do século XX, quando além de ser suplantada pelo modal ferroviário e rodoviário, passou a ser evitada devido ao aumento da poluição.

Hoje, retoma-se o olhar para a água urbana como meio de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, o Curso Represas Billings e Guarapiranga e o Transporte Hidroviário na Cidade de São Paulo irá abordar aspectos socioambientais dos reservatórios metropolitanos, como uso e ocupação do solo, qualidade da água e segurança hídrica, área de preservação permanente e nascentes e os usos múltiplos de suas águas.

Documentos importantes como Plano Municipal de Saneamento (PMS); Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PLANCLIMASP) e os Cadernos de Drenagem estarão na base dos diálogos e análises dos estudos de caso durante o curso.

Objetivo

Pensar sobre a importância da conservação, manutenção e ampliação de sistemas de áreas verdes e a relação com nascentes, lagos e rios dentro do Município de São Paulo, tendo como objeto de estudo as Represas Billings e Guarapiranga e suas águas;

Apresentar as várias possibilidades de transporte fluvial urbano nas Represas Billings e Guarapiranga tendo como base de estudo o Hidroanel Metropolitano de São Paulo de 2011.
 

Metodologia

O curso abordará conteúdos que serão trabalhados de maneira a construir um diálogo contínuo entre professores e público participante, dentro da perspectiva do diálogo enquanto instrumento pedagógico que permite a leitura crítica da realidade (Freire, 2003). Dentre as metodologias que serão aplicadas temos a pedagogia problematizadora e o uso de algumas técnicas, tais como: exposição dialogada e dinâmica de grupo.

Conteúdo programático

02/09/2024:

Aspectos socioambientais das Represas Billings e Guarapiranga;

09/09/2024

O transporte fluvial urbano nas Represas Billings e Guarapiranga a partir dos estudos para o Hidroanel Metropolitano de São Paulo de 2011, elaborado pelo Grupo Metrópole Fluvial (GMF LABPROJ FAU-USP).

Coordenação

Miriam Helena Bueno Falótico.

Facilitação

Miriam Falotico.

Bióloga, Pedagoga e Doutora em Ciências. Analista de Meio Ambiente na PMSP.


Wagner Isaguirre do Amaral.

arquiteto, urbanista e doutorando pela FAUUSP, Mestre em Ciências pelo Instituto de Geociências da USP, Diretor de Projetos na SMUL e Coordenador-Titular do Grupo de Trabalho Inter secretarial para a Elaboração do Plano Municipal Hidroviário de São Paulo (PlanHidro SP).


Caetano Amadeus.

arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP. Desde 2023, assessor na Assessoria de Gabinete e Gestão Estratégica do Gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. Coordenador-Suplente do Grupo de Trabalho Intersecretarial para a Elaboração do Plano Municipal Hidroviário de São Paulo (PlanHidro SP).


Fábio Amaral.

gestor ambiental (em formação) pela FMU, Faculdades Metropolitanas Unidas, Assessor/Assistente do Grupo de Trabalho Intersecretarial para a Elaboração do Plano Municipal Hidroviário de São Paulo (PlanHIdro SP) e Assessor na Assessoria de Gabinete e Gestão Estratégica do Gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: educadores; estudantes de ensino médio e superior; conselheiros; lideranças locais; administradores de parques; membros de associações e entidades de classe; público em geral; curso validado para servidores públicos municipais sob o número 331/2024. (ver as carreiras contempladas)

Vagas: 100.

Data: 02/09/2024 e 09/09/2024. Segunda-feira.

Horário: 14:00 às 17:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Certificado: 100% de frequência

Parceria: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento - SMUL.

Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Os servidores interessados devem se inscrever até dois dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •