Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Herbert de Souza, o Betinho

Maio de 2009

 

 

 


"Solidariedade, amigos, não se agradeçe, comemora-se."

 

Betinho 

 

Durante sua trajetória, Betinho desempenhou um importante papel em relevantes momentos da história recente do país e em vários movimentos de mobilização social: articulou a Campanha Nacional pela Reforma Agrária (1983); organizou Movimento Terra e Democracia (1990) e liderou o Movimento Pela Ética na Política (1992), que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Dedicou-se integralmente à Ação pela Cidadania contra a Fome e a Miséria (1993) e à Campanha "Natal Sem Fome" (1994).

 

Em agosto de 1994, fez um pronunciamento na ONU, na reunião preparatória para a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Social. Promoveu a Caminhada pela Paz do Movimento Reage Rio, em novembro de 1995, e em suas últimas iniciativas, de 1996/1997, apresentou uma proposta para a Agenda Social Rio 2004 ao Comitê Olímpico Internacional, quando a cidade do Rio de Janeiro empenhou-se em sua candidatura à sede olímpica. Também lançou, em julho de 1997, uma campanha de adesões ao Balanço Social, uma espécie de balanço financeiro onde os indicadores são os investimentos sociais feitos por empresas. Publicou diversos livros, artigos e ensaios.

 

Betinho, o irmão do Henfil

Hemofílico, Betinho contraiu a aids em uma das inúmeras transfusões de sangue a que era obrigado a se submeter. A sua luta pelo direito à vida aos portadores do HIV/AIDS não foi apenas pessoal, mas contextualizou-se em um nível mais amplo e elevado; o da defesa da dignidade humana. Presidiu a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA, fundada em 1986 e uma das primeiras e mais influentes instituições do País, preocupada com a organização da defesa dos direitos das pessoas portadoras do HIV ou doentes com AIDS. Por essa mesma condição genética, em 1988, em um intervalo de três meses, Betinho perdeu dois irmãos: o cartunista Henfil, aos 43 anos, e o músico Chico Mário, com apenas 39 anos. Mesmo abalado por estes acontecimentos, Betinho nunca abandonou a militância política, sempre presente em cada evento que levantasse a bandeira do humanismo.