Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
CEU Parelheiros na EAP
No mês do meio ambiente, as equipes da Escola de Agroecologia de Parelheiros e da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental, receberam na EAP algumas turmas de alunos da EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, do CEU Parelheiros. Foram cerca de 340 crianças e 50 professores, mais alguns agentes escolares apoiando a atividade.
A ação aconteceu no dia 19 de junho, com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na parte da manhã, os alunos estavam focados na temática de alimentação saudável e puderam conhecer a Horta Pedagógica Agroecológica, com a qual aprenderam um pouco mais sobre o plantio de mudas e sementes.
Já no período da tarde, as crianças acompanharam explicações sobre o tratamento da água e puderam conhecer três vitrines que demonstram este processo: 1. Jardim Filtrante, 2. Bomba Carneiro e 3. Filtro Caseiro. A importância da água, o aproveitamento e o cuidado com os recursos hídricos foram os principais focos de aprendizagem. Somado a isso, acompanharam também a construção de um terrário, para maior compreensão do ciclo da água. Cada turma pôde, ainda, levar um exemplar para a escola com o intuito de fortalecer ainda mais a formação dos alunos.
Além disso, os estudantes observaram o acervo de ecologia da Escola de Agroecologia, que demonstra a relação entre o ser humano e a natureza. Foram apresentadas plantas carnívoras e espécies animais da vida terrestre e aquática, para aproximar os alunos da biodiversidade local.
Para finalizar, não faltou diversão! As crianças tiveram uma oficina de bolhas de sabão com materiais recicláveis e puderam brincar na quadra esportiva do Parque Nascentes do Ribeirão Colônia. Foi um dia rico de aprendizados e conscientização ambiental para alunos, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Estiveram na construção dessa atividade, a diretora Letícia Bomediano, os técnicos Roseli Allemann e Francisco Armelin e a estagiária Laura Biaggioli, todos da equipe DDPEA/UMAPAZ. Da Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP), estavam as estagiárias Carol Patez e Lais Cardoso, assim como o técnico Bruno Rocha.